Mas um passeio em especial conquistou um número recorde de participantes: a exploração do rio Guama, em Belém. O apelo era simples: entrar, de fato, na "selva amazônica". Pois a APGV (Amazônia Para Gringo Ver) começa com um passeio de barco pelo rio Guama até parar às margens de uma de suas muitas comunidades ribeirinhas. Entusiasmados, descem todos do barco em direção à selva.
Logo na entrada, conhecemos o seu Jacinto, dono de uma pequena propriedade amazônica que, do alto de seus 67 anos, já deixou todo mundo boquiaberto logo de cara.
Acrobacias à parte - e nesse ponto muita gente já estava ofegante com a caminhada, a APGV continua floresta adentro, mostrando uma árvore centenária aqui
um inseto exótico ali
o guia sangra uma seringueira
e todo mundo se sente o próprio Indiana Jones mata adentro
Mas eis que, antes de partir, reencontramos o seu Jacinto, que oferece castanhas para todos os participantes da APGV enquanto exibe, para espanto geral, uma tarântula que passava por ali
e ainda tira sarro do turismo americano que, corajoso, a deixa escalar seu chapéu
Finda a caminhada, a APGV faz o caminho de volta até o barco e todos se despedem, satisfeitos, de sua incursão pela maior floresta tropical do mundo.
7 comentários:
Majô,
Um viagem apaxionante, uma verdadeira aventura. Você é muito valente!.
Eu creo que nâo podría ir por a selva.
Os insetos, tarántulas e bicho estranho me dan medo.
Você é uma gran Indiana Jones a lo femenino!!!.
Tchau.
Carmen
Adorei o post! Sem contar que estas fotos estão sensacionais!
Mari, imagino a reação que os gringos tiveram diante da tarântula! Deve ser indescritível! Pensa só no que eles vão contar aos amigos quando voltarem prá casa!!!
Carmen, não tenho nadinha de Indiana Jones, pelo contrário! Sou medrosa até... hehehe... Mas o passeio foi light, por isso eu topei...
Não sei se terei tempo de estar aqui antes do dia 24, portanto, deixo meu abraço e votos de um excelente NATAL, com paz e saúde, felicidades ao máximo para você e os seus.
Mari, fantástica esta incursão pela floresta, imagino que as árvores devem ser gigantescas.
beijinhos
Majô
Oi Mari,
Cheguei no seu blog através do blog da Emilia. Estou lendo todo o seu roteiro pela Amazonia, pois um cruzeiro nesta região sempre esteve nos meus planos.
Parabéns pelo blog.
Agora cheguei numa escala que estive ha uns 7 anos atrás: Belem.
Eu fiz este passeio pela mata a dentro e acho que o senhor de + de 60 que subia no coqueiro de açai é o mesmo. Vou checar nos meu arquivos, as fotos da época ainda eram analogicas.
Vou continuar acompanhando esta viagem e o seu blog. Tbém vou checar na página da Silver se eles ainda estão passando pelo amazonas.
Abraços
Flora
Postar um comentário