3 de dez. de 2007

Luxo em pleno Amazonas - segunda escala - Belém

Belém é uma cidade definitivamente cativante. De povo carinhoso, atencioso e hospitaleiro, que cuida o tempo todo para que o turista se sinta em casa.
Ela é bonita logo de cara, e não deve haver lugar melhor para chegar em Belém do que o porto: as docas, novinhas em folha,concentram nos finais de semana não apenas turistas, mas também muitos moradores que vão até lá atrás de bons restaurantes (como a filial do Lá em Casa) e, mais que tudo, da vista inigualável.
É claro que todo bom passeio começa pelo fantástico Ver-o-Peso, marca registrada da cidade. A melhor parte é pegá-lo logo cedo, tipo 6h, quando os peixes estão chegando e todo mundo migra para lá. Essa eu preciso confessar que eu perdi... Mas o mercado cativa mesmo assim, pela descontração, pela atmosfera única e pelo excesso de temperos e essências em todo o canto.
Belém também tem um forte importante, que fica junto ao museu da Casa das Onze Janelas, que já foi uma das casas mais tchans da cidade. Me animei tanto passeando por lá que descuidei das horas... a tal "chuva das 3" é extremamente pontual, e chega e sai com céu azul - mas fazendo um estrago danado. Ensopei. De verdade.
A cidade ainda tem o belo prédio da Alfândega e uma animada feirinha dominical na clássica Praça da República, ao lado do Teatro. O dia estava lindo e o passeio mais que agradável. Talvez, se eu não estivesse num navio tãããão legal, não pensaria em deixá-la... Mas, bem...

5 comentários:

Diogo disse...

...até aqui em cima!!

Diogo disse...

...até aqui em cima!!

Anônimo disse...

Mari, que fantástico !
Vou saborear tudo bem devagarinho ..
Sinto tua falta na casa nova ou na velhinha ..

Unknown disse...

Mari, eu estou boquiaberta com tudo...o luxo do cruzeiro, as paisagens, as descrições de Manaus e Belém...(suspiros)
Turismo eco? E com todo esse conforto? É comigo mesmo (risos)

Anônimo disse...

Mari, são poucos os cruzeiros que tenho vontade de fazer aqui pela América do Sul, mas este pelo Amazonas agora está na minha lista!
Ah! Obrigada pelas dicas de Troyes! Já anotei tudo e vou seguir suas dicas. Obrigada!