15 de ago. de 2008

A doce Escobar

Quando eu estive em Buenos Aires pela última vez em julho, fui levada pela minha amiga argentina Sandra Kan a um paraíso ali pertinho: o Delta do Escobar. O local é um dos destinos prediletos dos portenhos para passar feriados e finais de semana mas ainda desconhecidos da maioria dos brasileiros. Natureza virgem, animais soltos, passeios de balão e uma paisagem belíssima são apenas alguns dos atrativos dessa cidadezinha a apenas 50km de Buenos Aires e às margens do rio Paraná de las Palmas.
Para chegar, é preciso pegar a Panamericana via rota 25, não por acaso conhecida como “la ruta de la flor". Entrar em Escobar é como entrar em Holambra, no interior de São Paulo, e perder-se em meio a tantas orquídeas e outras flores lindíssimas. Escobar era apenas um porto de frutas e verduras às margens do rio Paraná e na época da colonização espanhola era alvo de corsários e piratas que se dedicavam a assaltar caravelas que cruzavam suas águas .
Hoje, investe em sua recente vocação turística com ótimos restaurantes e pousadas extremamente exclusivas, mas com preços interessantíssimos, a maioria às margens do rio. Como a reserva La Juana, que tem mais de 60 hectares dentro de uma área protegida pela UNESCO e oferece caminhadas e trekkings, cavalgadas, safáris fotográficos, passeios de caiaque e quatro cabanas exclusivíssimas para seus hóspedes, às margens do rio Caravelas.
A minha predileta foi a Hostería y Restaurante Isla Margarita, a apenas dez minutos de barco do Puerto de Escobar, com cabanas totalmente equipadas e entretenimento com trekking, observação de aves, navegação pelo rio e oferece excelente comida caseira (sua cozinha considerada uma das melhores da região). Sua proprietária, a doce Maria Thereza, preparada com amor e carinho todos os pratos que serve no local e deliciosas compotas caseiras. Quando estive lá para almoçar, nos serviu uma paella valenciana de fazer inveja a qualquer espanhol.
Mas eu me hospedei mesmo Solana de Escobar, que tem apenas 23 quartos espaçosos em estilo colonial num prédio totalmente conservado do século XIX em de 3 hectares repletos de bosques e atividades para lazer.
Para degustar as excelentes parillas argentinas, aposte sem medo na adorável Pequeña Holanda, onde seu proprietário, Guillermo Sigmund, recebe cada cliente com vinho e empanada enquanto a churrasqueira assa as primeiras carnes; e na Parrilla La Sabrosa, de propriedade de Pedro “Peter” Laukeninks, um verdadeiro contador de histórias.
A escapada a Escobar é um passeio praticamente imperdível para quem visita a capital argentina pela segunda, terceira ou enésima vez. Algumas agências de BsAs vendem pacotes de final de semana fechados para lá ou você pode simplesmente alugar um carro e fazer as reservas diretamente com hotéis e restaurantes.

E aí? Já marcou na agenda um pulinho a Escobar na próxima visita à Buenos Aires?

10 comentários:

Anônimo disse...

Que lugar mais lindo! Tão tranquilo e bucólico e tão pertinho do agito de Buenos Aires... já está devidamente anotado na agenda!

Anônimo disse...

Mari, essa descoberta é excelente! Não se ouve falar de Escobar em nenhum outro lugar, mesmo na internet tem poucas informações...Adorei! Já está marcado para uma próxima vez em Buenos :-)
Emília

FILIGRANA disse...

Ahhhhh, finalmente estou conhecendo o Delta do Escobar. Só mesmo você para descobrir uma região tão bacacana e pouco conhecida. Obrigada pelo caminho das pedras :))

Anônimo disse...

Mari, incrível pensar que fui tantas vezes para Buenos Aires e nunca imaginei que ali, tão pertinho, existisse um lugar tão bacana e tão diferente da capital. Anotadíssimo!

Carla disse...

Mari, você andando pelo mundo e eu, fora do mundo... Que lugar mais lindo o Delta do Escobar! E ainda tenho uns 327 posts sobre o México para ler e sonhar, sonhar, sonhar...;-)

Mari Campos disse...

Carlota, você ainda terá 1983 posts sobre os EUA pra colocar no idas e vindas!!! rsrsrs
A verdade é que ainda tem zilhões de coisas pra escrever sobre o México, menina! Eu não postei quase nada - só um pouquinho in loco... aliás, faltam ainda várias cositchas de BsAs também...
A partir de setembro eu fico mais tranquila e ponho ordem no Pelo Mundo ;)

Anônimo disse...

Que delícia poder unir numa mesma viagem toda a agitação de Buenos Aires com esse romantismo bucólico de Escobar! Excelente post, Mari!

Anônimo disse...

Incrível mesmo pensar num local tão tranquilo, meio Monte Verde, a menos de uma hora de todo aquele frenesi cosmopolita de Buenos Aires!
Tô indo de novo pra lá em outubro e já decidi que passaremos um dia todinho em Escobar para desfrutar dessa paz e sossego.

DuDu Magalhães disse...

Que bacana!


tenho um blog sobre turismo, gostaria de estabelecer uma parceria??

Anônimo disse...

Oi, estava pesquisando sobre Escobar e encontrei este blog. Gostaria de tirar uma dúvida: Escobar tem muitos lagos? Quais os principais?