5 de mai de 2009

Sob o sol da Toscana


Faz mais de dez anos que sonho com um período sabático: um tempo só pra mim, em lugares do mundo que amo, para fazer as coisas que gosto e pensar na vida. Faz mais de dez anos que junto dinheiro para isso. Ao longo de todos esses anos, os planos mudaram; muita coisa no meu “sabático” ficou diferente. Mas o mais importante é que ele começou.
Em março, saí do Brasil para passar uns meses fora do país com a graninha que eu vinha economizando durante todos esses anos. Acredito, sinceramente, que poucos prazeres no mundo sejam mais intensos que o de sair por aí e desbravar o mundo – sejam lugares novos, desconhecidos, ou lugares nos quais já estivemos várias vezes e que amamos.
Escrevo este post de um apartamento que aluguei em Florença, na bellíssima Itália, a literalmente meia quadra de distância de um dos mais impressionantes Duomos de todo o continente europeu. Não é a primeira vez que visito Florença; mas, dessa vez, estou tendo o prazer de viver mais de um mês sob o sol da Toscana. É bem verdade que peguei quase duas semanas seguidas de chuvas; mas tive muita sorte também com dias lindos tanto aqui em Florença quanto nas outras cidades da Toscana que visitei, como Siena, Lucca, Viareggio, Pisa, San Gemignano, Arezzo. Aqui em Florença, adoro caminhar pelas ruelas medievais da cidade (que revelam novidades a cada vez), cruzar suas belas pontes sobre o Arno, sentar ao sol em suas praças, tomar deliciosos sorvetes no final da tarde... Também aproveito o tempo, além de passear pela Toscana, para ler, refletir, cozinhar, escrever, tentar aprender italiano.
Um mês já se passou desde que cheguei na Itália. Falta só um restinho de tempo nesse país tão encantador e, no próximo final de semana, embarco para o Marrocos, onde um estilo bem diferente de dia-a-dia me espera. Tomara que a aventura não acabe.

29 comentários:

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens disse...

Desejo excelente viagem e que daqui para a frente cada novo destino seja melhor ainda que o passado. Que só coisas boas e ricas aconteçam, que a saúde jamais a deixe e que a segurança seja permanente. Que as lembranças sejam só as felizes porque felizes foram todos os momentos.

Esperamos notícias do Marrocos, destino que pretendo rever pela terceira vez em 2010..
Grande viagem!

Monica Sousa disse...

Nossa Mari. Cheguei a alguns dias de um "sabático" pequeno (só 25 dias). E passei pela Toscana. Voce tem razão quando diz sobre as maravilhas de andar pelas ruelas. Quanto a sua viagem, ler seu blog e da Cecília Contijo me animam a fazer uma viagem maior também. Preciso economizar porque vida de jornalista, vc sabe como é. rs
Vou te acompanhando. E não tenho dúvidas de que a aventura está só começando.rsrs
Como minha próxima viagem (mesmo que de férias) se estenderá ao Marrocos...aguardo ansiosa pelos seus posts. Bjs

Paula* disse...

Mari querida, que coisa boa!
Fico feliz que vc esteja feliz e curtindo esse momento todinho seu (mas não deixe de compartilhar conosco, hein?!).
Adoro ler seus relatos! Estou apaixonada por Florença só pelos seus olhos! Já está na minha listinha dos lugares desejados!
Super bjo

Pelo Mundo disse...

ARNALDO, thanks pela visita! Ja fucei mesmo o F&F atras de dicas do Marrocos :-)
PAULA, querida, que gostoso encontrar vc aqui! E a filhota, cada dia mais linda???
MONICA, sei bem quao penoso pode ser economizar para uma viagem grande; mas, acredite: vale cada centavo!

Anônimo disse...

O sol da Toscana é diferente mesmo... Boa Viagem! Giovanna

Lucia Malla disse...

Mari, parabéns pela realização de um sonho! É inestimável o valor dessa conquista pessoal. Parabéns e q a viagem continue a render boas palavras. Beijos!

Fernanda disse...

Mari, acompanho você e o Saia pelo Mundo há tempos.. Tive a maravilhosa oportunidade de realizar um período sabático ano passado.. mas sempre o que é bom dura pouco, foram quatro meses intensos.. não fui a Italia, espero fazê-lo num próximo sabático! Enquanto isso acompanho o seu! Adorei os relatos e aguardo os próximos! Aproveite bastante, um beijo, Fernanda

Marco Cavalheiro disse...

Nada como realizar um sonho!! Ainda mais sob o sol da Toscana! Aproveita, e espero mais fotos!! O seu texto é ótimo e as tuas fotos são o complemento perfeito!

Diogo Pretto disse...

Aproveite ao máximo e excelente viagem. Vai dar tudo certo. Beijos

Kurogane17 disse...

U.U!!
caral**!!
deve se mto fera visita todos esses lugares!!

boa viagem aew!

Anônimo disse...

Eu quero ir a Toscana. Um saludo. Carmen

conexaoparis disse...

Mari
E Paris? Você já tem uma data?
Abraço
Lina

Pelo Mundo disse...

Lina, ainda nao tenho data, nao... to indo agora pro Marrocos, depois pra uma longa temporada espanhola. Eu queria ir pra Paris em julho ou agosto, mas com as ferias europeias ficou praticamente impossivel achar um lugar ´pagavel´rsrsrs Mas ainda estou tentando!!!

CarmeLa disse...

Mari, você irá para Barcelona???

Anônimo disse...

Desbravar o mundo é uma experiência única e maravilhosa. Aproveite ao máximo todos os momentos da sua viagem. Turismo & viagens

Pelo Mundo disse...

Carmen, queridissima, vou sim! Assim que confirmar a data, te aviso em primeira mao, prometo!!!

Anônimo disse...

Mari,

Que delícia. Aproveite cada dia e cada minuto. Faça sol ou chuva, Faça!

Beijos

LA | Jr. disse...

Nossa! Não conheço a Toscana, mas depois de seus comentários e dicas quero ir o mais rápido possível. Parabéns pelo blog!

Denise Mustafa disse...

Mari, depois quero as dicas da Toscana viu? Quando você tiver um tempinho. Também tô num ano quase sabático (sem trabalhar, só com o mestrado) e realmente é uma experiência incrível!!! Se você vier pelo Porto me avise! Ficamos aqui até dia 10 de julho e depois partimos (itália - florença, volterra e arredores, berlim, amsterdã, paris, toulouse e barcelona). Qualquer coisa nos encontramos por ai! Vamos ficar em contato. beijos!

Denise Mustafa disse...

ahhh e também sou jornalista e juntei um tempão pra viajar. E concordo com vc: super vale a pena!!!!

Vivendo e descobrindo !!! disse...

Se tiveres tempinho, não deixe de visitar a Sicília.É maravilhosa.
O povo da Itália quanto mais se vai para o Sul mais amáveis eles se tornam.
Lá estão os mais belos e conservados sítios greco-romanos.
Um lindo passeio.

Júlia disse...

Mari,
Acabo de voltar de 28 dias sozinha na Europa, e posso dizer que a Itália foi o meu país preferido. Florença é voltar ao passado, andar pelas ruelas não tem preço e estar onde o renascimento surgiu é indescritível. A cidade realmente inspira.
Eu ainda vou fazer como você fez. Alugar um AP em Florença e percorrer a Toscana! Ah, vou!
beijos

lceni disse...

Mari, parabéns pela escolha, Florença é encantadora. Estive por duas vezes aí, a última em agosto de 2009, sob o sol da toscana, literalmente. Dá vontade de ficar pra sempre. Saudade dessa terra.
As ruas, o rio arno, as praças, o sorvete, a fiorentina, fiesole...

Graziela disse...

Oi Mari! Parabéns pelo blog.... estamos aqui tentando organizar nossa viagem para Toscana para final de Maio do ano que vem, porém estamos encontrando "um probleminha"em achar hospedagem mais em conta. Você poderia me passar o local e o contato do local onde você ficou. Ficaremos (eu e meu marido) 3 semanas e estamos elegendo uma base como você.
Obrigada! Beijos!!!!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Graziela, tudo bem? Nao tenho os contatos, mas aluguei o ap atraves do site VRBO.com. O predio, a uma quadra do Duomo, chamava-se Brunneleschi.

João. disse...

Oi, Mari.
Eu e minha esposa Clarice voltamos de uma viagem a Veneza, Florença e Roma em abril último. Teu blog foi um dos que consultamos para organizar nosso roteiro e queremos agradecer por isto.
Em Florença jantamos na Trattoria Ponte Vecchio e gostamos muito. Em Roma conferimos a Da Baffetto e a Hosteria La Danesina, ambas na via del Governo Vecchio, próximo à Piazza Navona, e não nos arrependemos, muito pelo contrário.
Queremos deixar aqui a sugestão de uma visita a OSTIA ANTICA que muito nos impressionou. Segundo alguns, equivale às ruínas de Pompéia, sem o Vesúvio - é um bate-volta curto e barato para quem está em Roma!
Obrigado novamente e certamente consultaremos o blog para nossa próxima viagem.
Abs, João.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, João; que delícia seu comentário! Muito obrigada por dividir sua viagem com a gente ;-) Quanto a Ostia Antica, também a recomendo muito aos leitores - conheci numa outra viagem à Itália em 2002 e também me apaixonei.
E voltem sempre ;-))))

Jorge Luiz de Oliveira Júnior disse...

Oi Mari,
Estou indo para Itália e agosto, faremos Roma, Toscana e Veneza.
Ficaremos 4 dias na Toscana com base em Florença, onde de imaginei o seguinte roteiro:
dias 17 e 18: Florença
dia 19: Lucca e Pisa
Dia 20: Siena e San Gimignano.
O que você sugere.
abraços Erika

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Jorge/Erika. Uma pergunta: são quatro dias inteirinhos, 24h cada, sem contar dias de chegada e partida? Porque eu acho corridinho (costumo recomendar 3 dias inteiros em Florença), mas se forem dias inteiros, redondinhos, daí dá ;)