23 de mai. de 2009

Um gostinho de Marrocos


“Veio o camelô vender anel; Cordão, perfume barato; e um bom churrasco de gato”
Lembra desses versos da musica do Joao Bosco? Pois entao. Tai uma belissima descricao sobre o Marrocos, especialmente Marrakech. Ali, a maioria das ruas não tem semáforo e as faixas de pedestres são absolutamente ilustrativas. Buzinas e xingamentos, assim como os improperios mais extremos, ditos em arabe em frances, sao ouvidos a cada metro quadrado, tudo com muito estardalhaco, entre os chamados para a mesquita (muito menos belos que os tunisianos, devo dizer).

Precisavamos nos desvencilhar o tempo todo de motos, bicicletas, encantadores de serpentes, macacos amestrados e até burricos o tempo todo, entre uma e outra placa com inscrições indecifráveis. De manha e a noite fazia frio, mas quando abria o sol durante o dia, era de lascar.

A tentacao da comida de rua, de oferta exten sa, deixamos para os ultimos dias; mas comemoramos felizes da vida que nao sofremos nem indicios das famosas diarreias e intoxicacoes alimentares que costumam acometer turistas no Marrocos.

Em Marrakech, na hora de passear, o OpenTour de Marrakech é uma boa porque resolve nossos problemas com o transporte: passa em frente a inúmeros hotéis, tem dois pontos bem na frente da praça principal, e para quase em frente às principais atrações da cidade, em dois roteiros bem completos. Custa 13 euros para 24h ou 20 euros para 48h.

Depois de Marrakech, ainda visitamos o belissimo Vale de Ourika, o que foi um verdadeiro oasis nos nossos dias tao frenteticos na mais ocidentalizada cidade marroquina. Vilas berberes, cascatas, cachoeiras, restaurantes com mesinhas ao lado de pontes ou a beira de corredeiras, uma graca.

Amamos mesmo a doce Essaouira, a nova queridinha dos europeus, com ares de ilha grega, casinhas muito brancas e janelas azuis à beira do oceano Atlântico. Achamos a cidade muito mais bonita, charmosa e barata que Marrakech. E, o principal, com um povo muito mais simpatico e menos invasivo.

Mas, confesso, na hora de voltar, ja estavamos planejando uma nova viagem `a Marrakech para poder fazer todas as comprinhas que dessa vez nao pudemos fazer :-)

6 comentários:

Anônimo disse...

Um verdadeiro gostinho é ler o seu post sobre Marrocos!!!
Bjs
Carmen

Diogo Pretto disse...

Eu tinha ficado com vontade de saber mais sobre Marrakech depois de ver o Vai Pra Onde? do Bruno de Luca - já que ele não deixa você conhecer o lugar e só faz m... Agora você já deu uma boa noção. Obrigado!

Paula* disse...

Mari, Marrocos parece uma mini-confusão super delícia! Tenho muita vontade de conhecer, mas confesso que depois que você falou em Essaouira...o roteiro terá que incluí-la! Um bjão e Boa Viagem!

Junior disse...

As fotos estão ótimas e o texto melhor ainda!

Unknown disse...

Mari, te mandei umas mensagens em direto pelo twitter sobre o apto. Ele vai ser posto à venda, e por isso o dono não vai mais alugar. Mas se vc topar alugar só um quarto eu acho mais fácil conseguir por aqui. Me dá um feedback quando tiveres um tempinho, tá? beijooo!

Rachel Martins disse...

Gosto muito do seu blog, também estou com um agora, o http://giragiramundogira.blogspot.com. Gostei de ler o post do Marrocos, estive lá agora em maio e foi uma viagem e tanto, pena que poucos brasileiros ainda o visitam. Parabéns