8 de jul. de 2010

Mais da Galicia: Vigo e Pontevedra

Depois de A Coruna (sorry, os acentos estao com tilt aqui), continuei dando um girozinho pelas famosas "rias" da Galicia - Pontevedra e Vigo, especificamente, excelentes bate-e-volta pra quem faz base em Santiago de Compostela.
Eu adorei Pontevedra. O centrinho eh pequeno, mas sedutor, com um movimentadissimo mercado, excelentes museus (gratuitos), ruinas, pracas que parecem cenario de filme e um jeitinho peculiar de sossego comum a pequenas cidades portuguesas ou italianas.
Ja Vigo nao me cativou muito, nao. Tambem, ao contrario dos muuuuitos europeus que ja andam por la em biquinis e havaianas, eu nao fui ate ali em busca de praia e sol (e o sol estava o UOH, por sinal). Achei o centrinho fraco, mas realmente as rias sao mais bonitas ali - e da mesmo praia na cidade.

Mas mais que Vigo, acho que programao mesmo eh, por 3 euros, tomar o onibus que vai de Pontevedra `as belas Sanxenxo e O'Grove, tradicionais e belos redutos de veraneio europeu. O onibus volta depois por Vigo, mas dai o passeio ja fica longo demais para um bate-e-volta e merece um pernoite numa dessas cidades pra minimizar tanto deslocamento.
Em tempo: vale fazer o download de um mapinha antes de viajar. Nao ha oficinas de turismo nas estacoes de trem e onibus das cidades, nem mapas, e a gente tem que caminhar uns belos 30 minutinhos ate chegar nos centrinhos e encontrar um escritorio de turismo aberto - isso se nao for hora da siesta ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Galicia é um destino muito bom para fazer em o verão, porque o tempo é melhor. Pode ir as praias e jantar alguma "tapa" o "mejillones" em O'Grove.
Deliciosos posts galegos!!!
Boas tapas, Mari!!!
Carmen