26 de nov. de 2010

Hotel Review: Patagonia Camp

 Não é qualquer dia que a gente sai de casa para se hospedar no meio de um parque nacional na remota patagônia chilena, não é mesmo? Ainda mais se essa hospedagem tão aventureira vier acompanhada de tanto conforto. Mas essa é a proposta do Patagonia Camp, um all-inclusive absolutamente sustentável localizado na entrada no Parque Torres del Paine que trouxe para a América do Sul o conceito de "glamping" (glamour camping).
 Ali os quartos não são quartos, e sim vinte charmosos yurts espalhados por uma bela propriedade, rodeados de muito verde e muitos pássaros e todos com vista para os belos "cuernos del Paine". A decoração interior é caprichada, com elementos típicos da patagônia.
 E tem todo o conforto possível, com calefação eficientíssima, camona macia e um banheiro completíssimo, com direito a banheira e sais.
 E a vista... ah, aquela vista!
 A ligação entre os yurts e o prédio principal - lobby e restaurante - é todinha feita com passarelas de madeira para não agredir o meio ambiente. A água do hotel também é reaproveitada e serve para ajudar a gerar energia.
 O sistema é tudo incluído, dos transfers desde e para Punta Arenas às refeições e passeios. No jantar à la carte, gastronomia absolutamente impecável, incluindo especialidades chilenas como congrio, centolla e outros. O bar também funciona em sistema aberto a partir das 18h com ótimos drinks feitos na hora e são os vinhos da Matetic, linha EQ, que acompanham as refeições.
 Nos dias limpos, o amanhecer e o entardecer vistos da varanda de cada yurt é de babar.
 Todos os passeios estão incluídos, sempre com duas opções ao dia. Mas é bom saber de antemão: com a proposta "camping", todos os passeios são sempre trekking - só varia a intensidade e a duração do esforço, indo desde uma simples caminhada ao Mirador Grey até a dura escalada Base Torres, que inclui cerca de 5h de subida e outras 4 de descida. Não se realizam passeios fotográficos ou panorâmicos. Mas são super seguros e muito bem organizados, sempre com acompanhamento dos guias.
 O almoço é sempre no meio do passeio, tipo lunch box: um box com salada reforçada e bebida.
 Foi belíssima a experiência: poder ter um contato tão íntimo com a natureza (das vistas-desbunde à proximidade impressionante com os mais diferentes animais) com tanto conforto, comodidade e segurança. Os passeios, apesar de eu não ser uma grande entusiasta dos trekkings, foram todos lindíssimos, inesquecíveis. E, como o hotel é pequeno e bem exclusivo (ótimo serviço em geral, por sinal, com wifi free -satelital, então não muito estável - no lobby), os grupos dos tours também são bem reduzidos, com uma média de 8 pessoas em cada.
Meu único senão? A bela clarabóia que existe no alto de cada yurt acaba sendo um tiro pela culatra:como as luzes externas só são desligadas quando amanhece, a gente nunca consegue ver o céu estrelado lá de dentro; e, como não há filtro para luminosidade, às cinco da manhã todo o sol do mundo já está dentro do seu yurt. Não esqueça de levar sua sleeping mask ;-)

10 comentários:

Carmem Silvia disse...

Ai, ai, ai... Se inveja matasse!
Até o pic-nic é lindo! Com direito a toalha xadrez, como manda o figurino dos pic-nics.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

hahaha mas sabe o que faltava mesmo no pic nic? Um belo vinito ou pisco sour, que só tinha agua, refri, café e chá :-))))

Professora Carla Nogueira disse...

Que luxo hein amiga! Daqui a vinte e cinco dias estarei por lá, também em camping, mas ba barraquinha tradicional! hehehehe
bjs e boas viagens!
Carla
www.expedicaoandandoporai.blogspot.com

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carla, toda experiencia de viagem é válida, não é mesmo? :-)))) E, depois, com todas aquelas maravilhas naturais, vc vai amar do mesmo jeito, né? ;-)

Elita disse...

Patagônia deve ser demais. Pergunta que não quer calar: é caro?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Elita, a patagônia é mesmo espetacular. No geral, é um destino caro, tanto Punta Arenas quanto Puerto Natales e mais ainda nas proximidades do parque. Lá tem hospedagem de tudo quanto é jeito, mas os hotéis como o Patagônia Camp (Remota, Explora etc), como operam em sistema all-inclusive, têm mesmo os valores mais elevados em relação aos hotéis e pousadas com café da manhã (desde 1550 dolares o programa de 4 dias). A grande vantagem é vc não ter que se preocupar com absolutamente nada além da passagem ;-)

Cristiane Dias disse...

Oi Mari, cheguei até o seu blog procurando dicas sobre a Patagônia, pois pretendo ir pra lá no ano que vem.
Gostei da dica do Patagonia Camp. :-)
Estou de olho aqui no blog.
Boas viagens.
Bjo

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Que legal, Cristiane! Vc vai adorar a Patagônia - aliás, tem outros posts aqui sobre lá. Clica no ícone PATAGONIA que vc encontra todos. E tomara que vc volte aqui sempre ;-)))

Unknown disse...

Achei fantástico!

Unknown disse...

Ainda não visitei a Patagônia Chilena, mas tenho absoluto fascínio por Torres Del Paine. Desde a vista aos trekkings.
E ficando num Yurt desses então, deve ser incrível... Mas provavelmente vou encarar um Hostel ou a barraquinha mesmo!
Arrasou no post Mari!!!