7 de jun. de 2011

O vulcão do Chile e as viagens

Não, não é o Puyehue. mas também é chileno ;-)
Parece que toda pré-temporada agora vai ter dessas coisas, né? Depois do susto com o novo vulcão islandês na outra semana, agora as atenções se voltaram para a América do Sul, com a erupção do vulcão chileno Puyehue no final de semana.
Na domingo, Bariloche já estava coberta de cinzas e com o aeroporto fechado; ontem, a fumaça chegou a Buenos Aires e cancelou voos; hoje a fumaça chegou ao Rio Grande do Sul e cancelou voos de São Paulo não só para Buenos Aires como também para Santiago e Montevidéu.
Se você, como eu, tem viagem marcada para o final desse mês ou começo de julho, plisss, não tome nenhuma decisão no calor do momento: tem muita água pra rolar até lá e, de fato, há previsões animadoras já para o final dessa semana. Nada de pânico, xingamentos, stress e tal; infelizmente, estamos cada vez mais suscetíveis a essas intempéries naturais e, sejamos francos, nossa segurança nos voos é primordial para as férias valerem a pena.
Se você voa amanhã ou nos próximos dias, fique ligado em todos os comunicados da Infraero e não vá ao aeroporto sem antes confirmar seu voo com a companhia aérea - para poupar transtornos e gastos desnecessários.
Buenos Aires, Montevidéu e Santiago devem ser normalizados já, já. Mas viagens especificamente a Bariloche nessa semana e na próxima devem mesmo ser evitadas; afinal, não só o aeroporto está fechado (o que implicará no cancelamento dos voos) como a cidade está toda coberta de cinzas, com vários estabelecimentos fechados, e começa a sofrer com falta de luz e outros pepinos do gênero. Se tiver um plano B, use. 
Eu sei o quanto é difícil manter a calma quando acontece um treco desses pertinho da nossa viagem; mas, como eu sou mesmo super pollyana, e também tô nesse barco, faço coro: keep calm - and travel on :-))))

5 comentários:

Karla disse...

Tenho viagem marcada para Baires no fim desse mês e fiquei meio preocupada, mas vou seguir seu conselho e ficar esperando pra ver o q acontecerá nos próximos dias...vc tbm vai para Baires?
beijos

Vivian disse...

coisas da natureza!!! contra ela ninguém pode, mas que ficamos chateados, isso lá é verdade

Lu Ferreira disse...

Esfriar a cabeça é a melhor coisa a fazer. Fui pro Chile na gripe do porco, prá Madrid no tempo da bomba, prá Londres na fumaça do vulcão da Islândia e prá NY na semana da morte do Bin Laden. Parece que sempre tenho que pagar uma semana de TPViagem. Fico quieta e deixo passar. Essas viagens foram ótimas e nem ouvi falar do que atormentava tanto. De longe parece pior.
Ah! To indo prá Porto Alegre na sexta. Dessa vez, errei na mira!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

adorei a TPViagem, Lu! Bom, o pensando no seu ponto de vista, a fumaça tá no Rio Grande do Sul, né? :-))))))))

Professora Carla Nogueira disse...

As coisa mudam de repente! Calma é o melhor remédio...