30 de set. de 2011

Florença: uma manhã no mercado

 Uma pena: tirei várias, váaaarias fotos com o Instagram mas não consigo baixa-las aqui, não sei porque :-(  Mas o fato é que o Mercatto di San Lorenzo sempre foi um dos meus lugares preferidos em Florença. E adquiriu importância suprema quando passei um mês inteirinho lá, já que era ali que comprávamos os ingredientes para confeccionar o almoço nosso de cada dia no melhor estilo toscano.
 Mesmo para quem está lá só por poucos dias, acho passeio imperdível: além de poder comprar ali vinhos, temperos etc para levar pra casa e até pratos rapidérrimos pra comer ali mesmo, vale só pelo perfume. Sério.
 Um perfume extremamente peculiar, que mistura queijos, morangos, tomates, flores, funghi, trufas, tudo junto e misturado. Dá pra passar um manhã inteirinha ali, entre barracas, vendo, cheirando, experimentando, uma maravilha.
 Pras meninas, ainda tem um apelo extra: vários dos funcionários são italianos no melhor sentido da palavra. LEndos de morrer. Se analisarmos somente as barracas de carnicerias, esse percentual sobe consideravelmente, juro - please, don´t judge me! (tem um cara até hoje lá, por exemplo, que eu e minha irmã apelidamos carinhosamente de "pão italiano" :-D)
 Claro que depois de tantas andanças entre barracas - são dois andares, não fique só no térreo! - você merece uma bela pausa para um lanchinho. Tem de tudo, de pizza al taglio a massa feita na hora. Aliás, tem até o buteco de uma brasileira.
Eu curto mesmo com as banquinhas mais antigas e tradicionais, que estão lá literalmente há mais de um século. E com os bons e velhos biscotti con vin santo ;-)

4 comentários:

HELENA GASPARETTO disse...

Nesse Mercado já me perdi e me encontrei...
Nele já comprei muitos funghi porcini frescos, dessas raridades momentâneas..
Cantuccini com vinsanto são tão necessários na minha vida que já fiz receita no meu blog.
Mari, eu só posso dizer que amo Firenze e que queria muito estar aí ; )

Beijos
Lena

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Lenoca, eu ia adorar rodar esse mercado na sua companhia ;-)

Luciana Betenson disse...

Mari, lindo post :-) Nesta última vez que fui a Firenze o mercado estava em reformas, juro! Fiquei na vontade e matei um pouquinho agora :-) Bjs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Lu, lembrei super de vc no passeio!