23 de set. de 2011

Jamaica: JAPEX 2011

 Como já adiantei pra vocês, fiz um rasante na Jamaica esse ano para participar da JAPEX 2011, a feira de promoção turística do país. A feira é destinada, na verdade, a operadores de turismo, para que conheçam os hotéis e receptivos da ilha e façam negócios. Mas esse ano eles receberam também alguns jornalistas das Américas e da Europa durante os dias de feira.
 Apesar de ter passado mais tempo fechada em salas de conferência que disfrutando da beleza da ilha - só consegui sair pra passear nos dias que se seguiram à feira, que ainda continuei por lá, mas por sorte conheço bem o país de duas outras viagens que fiz pra lá em outros anos - foi interessante para ver que o Brasil é, de fato, a grande menina dos olhos para o turismo jamaicano.

Na verdade, a Jamaica está de olho na América do Sul como um todo. Destino queridão dos americanos e dos europeus há várias décadas, acabaram sofrendo uma queda nas visitas pós crise de 2008; daí voltaram seus olhos para os promissores mercados latino-americanos, com carinho todo especial pelo gigante Brasil.
A ideia é que, com todo o movimento de brasileiros viajando ao exterior dos últimos 3 anos e com o afluxo imenso de nossos turistas ao Caribe (Punta Cana, dizem, tá virando território nosso :-D), passemos a olhar com mais carinho para a terra de Bob Marley.
 Durante o evento, foi anunciado que campanhas específicas para a América Latina passarão a vigorar nos próximos meses, com promoções e pacotes personalizados para cada país. Querem promover por aqui o filão que começou na Jamaica lá pelos anos 80 e agora ganhou o Caribe - os hotéis all-inclusive. Ainda que mais cara que Punta Cana, a Jamaica oferece várias opções de resorts nesse esquema com preços bem mais razoáveis que os resorts similares no nordeste brasileiro.
Mas quer saber qual a novidade anunciada na feira que deve fazer mais diferença por aqui? A partir de dezembro, não será mais obrigatório passar pelos EUA para chegar à Jamaica: a Copa Airlines começa a operar voos desde SP e Rio, com escala técnica na Cidade do Panamá, diretinho a Montego Bay, que é o coração turístico da ilha. Sem qualquer necessidade de visto ou vacinação específica. Ou seja: independente de você ter visto americano ou não no seu passaporte, vai dar até pra aproveitar ofertas de última hora em sites de compras coletivas, por exemplo, para curtir uma semaninha de paz, amor e reggae na Jamaica ;-)

Nenhum comentário: