21 de out. de 2011

Topaz: minha melhor refeição em Istambul

Geralzona do restaurante em foto gentilmente surrupiada do site do Topaz
 Eu continuo achando que, do típico ao internacional, e passando pelo prosaico, o que não falta em Istambul são bons lugares para comer. Sempre recomendo, por exemplo, o Pandeli, no Spice Bazar: não se trata de nenhum maxi restaurante, alta gastronomia, nem nada. Mas a comida é boa, o atendimento é cortês e o restaurante é um verdadeiro oásis no meio (mais especificamente, no primeiro andar) do agitado mercado de especiarias da cidade.
Tá vendo a ponte lá, que linda? Foto do site do Topaz
 Mas esse ano eu conheci um restaurante que foi, sem sombra de dúvida, a melhor refeição que eu já fiz na cidade: o Topaz. A sugestão divina veio da Aida Tours, sobre a qual eu já falei pra vcs num post anterior. Eu não o conhecia o restaurante; só depois de googlar que encontrei zilhões de boas referências a ele. O cardápio é extenso, super cuidadoso, com inúmeras opções da culinária internacional. Mas também é riquíssimo em opções tipicamente turcas, que vêm assinaladinhas no próprio material, pra ninguém se perder.
O amuse bouche gentilmente enviado pelo chef
 O atendimento é excelente e o restaurante muito, mas muito elegante mesmo. E fica ali, a cinco minutinhos de caminhada da Taksim Square, bem no coração da parte nova da cidade. Mas... quer saber o melhor de tudo? É que você saboreia os ótimos pratos do restaurante de frente para o Bósforo e a lindíssima Bosphorus Bridge, com a parte asiática de Istambul se descortinando ao fundo.
Sorry, tirei as fotos com o celular :-(

Entradinha supimpa, no melhor estilo mezze
O ótimo kebab "desconstruído" que eu pedi

E a divina sobremesa
As paredes são de vidro, então a vista é desobstruída, não importando onde você esteja sentado. Eu fui à noite (e sugiro fortemente que você faça o mesmo), para jantar, e mal conseguia me concentrar na conversa com aquela ponte linda de morrer mudando de cor e fazendo jogo de luzes.
Pra ir e repetir.

Nenhum comentário: