20 de out. de 2011

Um dia com guia em Istambul

As peculiares casas de madeira de Edirnekapi
 Eu não gosto de excursão, não mesmo. Um monte de gente que os guias nunca conseguem controlar, paradas de 2h em lojinhas insípidas e rapidérrimas em atrações, isso me dá nos nervos. Participei de pouquíssimas e posso contar nos dedos de uma mão as que foram satisfatórias (na verdade, só de viajar em turma grande eu já fico apreensiva: é sempre muita gente envolvida pra se chegar num acordo sobre horários, onde almoçar, onde ir, onde parar etc).
Edirnekapi
 Mas tem horas que a gente precisa pedir socorro; sobretudo quando a gente quer ir a lugares que chegar por conta própria é complicado. E foi isso que eu fiz em Istambul: passei um dia inteirinho com uma guia da empresa local Aida Tours (fiquem de olho nesse nome, porque eles estão interessadíssimos nos brasileiros!) e adorei.
Olha o detalhe da casa antiquíssima em Edirnekapi: porta e paredes de madeira, escada de azulejos
 Eu queria fazer coisas diferentes. Claro que eu já tinha visitado de novo Haya Sofia, Mesquita Azul, Cisterna etc, que são lugares incríveis e acho que valem a RE-visitação. Mas eu tava MALUCA pra ir a Chora, que eu não tinha conseguido visitar em 2009. E subir a colina de Pierre Loti. E ficar à beira-mar em Ortokoy. Dentre outras cositas más.
Chora vista por fora, imponente
  E queria tudo isso no mesmo dia, de preferência, pra otimizar o tempo.
Os mosaicos de Chora, divinos - e muito bem conservados, pós Cruzadas e tantos séculos
Claro que é uma alternativa combinar um preço X com um taxista por um dia inteiro (eu mesma fiz isso na Tailândia). Mas negociar com taxistas em Istambul é dureza, ainda mais desacompanhada.
Essa cúpola não é divina???
 Então achei ótima a ideia do pessoal da Aida de me levar pra passear fazendo o roteiro que eu quisesse. Porque eles trabalham justamente assim: não vendem pacotes; só roteiros personalizados. A pessoa manda email, conta o que tem em mente, e eles executam do jeitinho que foi pedido.
Chora
 E foi assim mesmo: o roteirinho seguiu exatinho como eu queria, sem pressa, sem correria, só eu e a guia - a Ozen, uma graça de turca que fala espanhol fluentemente e tem um bom português, por sinal - explorando os cantinhos que eu queria conhecer.
Muitos dos mosaicos de Chora contam vida e morte de Maria


 Ela teve a maior paciência em me explicar mosaico a mosaico na MAGNÍFICA igreja de Chora - e maior paciência de me esperar um tempão do lado de fora enquanto eu pirava com aquelas imagens todas e fotografava aqui e ali (PELAMORDEDEUS, incluam Chora no seu roteiro; das coisas mais lindas que já vi na minha vida, serião)
Porcelanas com desenhos únicos, feitos à mão, uma loucura
 Aliás, o bairro de Edirnekapi, onde fica Chora, é muito diferente, com casas de madeira bem coloridas, que valem muito o passeio - e é O lugar para quem quiser comprar louças e porcelnas.
E a vendedora, super paciente, me explicou todo o processo de confecção das peças únicas

Istambul vista da Colina de Pierre Loti
 Subimos ao topo da Colina de Pierre Loti - que tem esse nome, claro, por causa do escritor homônimo que amava subir ali para tomar seu cafezinho e inspirar-se com Istambul a seus pés - e ela me mostrou uma lojinha escondida incrível ("venha ver isso que você vai gostar"), que vende as obras do escritor em trocentas línguas diferentes e tem imagens divinas da Istambul de outros tempos (dá pra subir de carro ou de teleférico).
Olha minha guia, a Ozen (faltam tremas no O), pura simpatia

O café da colina é maxi romântico


Inúmeros stands vendem sobremesas coloridíssimas lado a lado em Ortokoy
 Quis fazer a parada do almoço num dos muitos barzinhos e restaurantes de Ortokoy (me faltam aqui algumas tremas, sorry) e ela se encarregava de falar ali, e pedir as coisas, e tal, pra eu me sentir o mais "local" possível  - e, claro, ainda me sugeriu o que experimentar (comi kumpir, as tradicionais baked potatoes do bairro, com uns mil e quinhentos ingredientes diferentes como recheio). E zanzei montes pelo bairro.
As ruelas de Ortokoy são puro convite ao passeio descompromissado


De dia, um café ao lado de outro, e muitos restaurantes; à noite, vira tudo bar agitadíssimo

E o povo vê a vida passar à beira-mar


Bela vista pra almoçar, não?

E a tal batata assada gigante do bairro
 E depois ainda passeei mais um monte naquele dia- do meu jeito, no meu ritmo, mas com alguém local que entendeu rapidinho que tipo de coisa me interessava e que tipo de coisa não. Foi tão legal, e tão proveitoso, que no final do dia já estávamos trocando emails :-))))))
Recomendadíssimo.

3 comentários:

ana disse...

Mari,
Que lugar lindo! Espero poder ir um dia!
Ana

Li Godoi disse...

Mari, um dos meus sonhos é a Turquia. Amei esse post. Também não gosto de excursões, mas sempre tive na mente que deveria ser assim na Turquia. Ter uma guia particular resolve! Que ótimo. Obrigada por compatilhar.

Li Godoi disse...

Mari, um dos meus sonhos é a Turquia. Amei esse post. Também não gosto de excursões, mas sempre tive na mente que deveria ser assim na Turquia. Ter uma guia particular resolve! Que ótimo. Obrigada por compatilhar