26 de nov de 2011

Dust devils no Atacama: um espetáculo à parte

 A gente já consegue ver os primeiros do avião, antes de chegar, naqueles 15 minutos antes de pousar em Calama, enquanto estamos entregando nossa alma 1200 vezes por causa dos solavancos do avião (pra quem não sabe, pousar em Calama, com tantas massas quentes e ventos, é tipo montanha russa).
 Eu tô me referindo aos dust devils (ou cola del diablo, como dizem os atacameños), como são chamados esses redemoinhos de vento e areia cuja formação no deserto do Atacama é impressionante.
 Pra onde você olha, eles estão lá.
 Durante todos os dias dos passeios, é comum vê-los aqui e ali, sobretudo enquanto estamos cruzando o deserto pela estrada.
 Dos mais discretinhos aos mais corpulentos ou mais altos, eles são uma constante.
 Se formam em segundos.
Mais um baita espetáculo da natureza no deserto.

Nenhum comentário: