4 de dez. de 2011

Facal: o rei dos chivitos

Dá-lhe fome pro chivito!
 Reza a lenda que uma viagem a Montevidéu não é uma viagem se não incluir o consumo de ao menos um chivito, o lanche mais tradicional (e gigante) do Uruguai. A bem da verdade, tem chivito à venda em quase todo canto, da versão clássica (carne com alface, tomate, presunto, queijo e bacon) a outras mais incrementadas, com nomes distintos em cada estabelecimento.
A "fuente del Facal" que virou uma típica fonte dos amores
 Ao contrário do que o nome sugere, o sanduíche é feito de carne de vaca e não de carne de cabrito. E o lugar mais tradicional para consumi-lo na capital uruguaia é o Facal, um restaurante simplão instalado bem no centro de Montevidéu há mais de 70 anos. Ali, por 220 pesos (mais ou menos 22 reais), você come um gigantesco Chivito Clasico da casa, com maionese caseira, bem saboroso.
Os cadeados das parejas enamoradas
 Mas vale mesmo pelo ambiente: o lugar é super tradicional na cidade, então quase todas as mesas são tomadas por senhores e senhoras uruguaias que frequentam a casa há meio século, cheios de histórias. Na rua, bem em frente ao restaurante, costumam rolar showzinhos express de tango durante o dia. E também em frente à casa fica uma réplica da fonte de Julieta, em Verona, que o dono comprou em Guadalajara, no México. A dita cuja da fonte fez tanto sucesso que não param de aparecer cadeados com juras de amor na grade que a circunda (um monte de gente entra no próprio Facal pedindo por um cadeado!)
O garçom Gonçalo, figuraça do restô
Fomos atendidos por um garçom gente finíssima, verdadeiro personagem - o Gonçalo Farias, um uruguaio casado com uma carioca e fanático pelo Brasil. Fala um português carioca perfeito, se refere aos homens como "e aí, chefe?", responde com um "demorô" quando você pede alguma coisa e ainda manja muito da história da cidade, cheio de causos. Figuraça.
Um dos melhores sorvetes de doce de leite ever
O chivito é gostoso e um almoço reforçadíssimo, mas não saia de lá sem provar o sorvete de doce de leite divino (70 pesos, cerca de 7 reais) feito ali mesmo.

3 comentários:

Camila Navarro disse...

Mari, quando estive no Uruguai eu vi tantos anúncios de chivitos e gostei tanto do nome que esse acabou sendo o nome do meu cachorro. ;) E eu acho que toda sorveteria no Uruguai é especializada em sorvete de doce de leite. Experimentei vários e todos eram melhores do que qualquer outro que eu tomei.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

hahahaha e não é que Chivito é mesmo um nome ótimo pra cachorro? ;-)

DeniseKN disse...

Aie, fui pra MVD em outubro... e, pelo que tou vendo, faltaram varias coisas pra ver... inclusive comer um chivito! Vou ter que voltar, eventualmente... ;)