13 de dez. de 2011

O nosso “jeito” de viajar

Uma viagem sem várias paradas para o café-com-people-watching pra mim, hoje, é impossível

Semana passada, o blog Twenty-something travel publicou um post interessante contando como, em pouco tempo, a autora mudou – e muito – seu jeito de viajar. E o post acabou gerando discussões de vários top travelers sobre o tema.
Foi em meio a essas discussões em pleno twitter que me dei conta, e rapidinho, do quanto eu mesma mudei meu jeito de viajar nos últimos anos. Não só na maneira como hoje eu priorizo muito mais o meu próprio conforto nas minhas viagens (sim, eu fiquei mais chata com o passar dos anos :oops: ) mas na própria maneira como eu usufruo dos destinos hoje em dia, sem aquela “obrigação” de visitar tooooodos os lugares, toooodas as atrações, fazendo aquela jornada turístic das 9 da manhã às 9 da noite sem parar.
Acho que hoje, honestamente, eu curto muito, mas muito mais cada lugar no qual piso; e amo cada vez mais o slow travel, mesmo que eu não tenha muito tempo no destino. Não importa se tenho dois ou dez dias numa cidade, que delícia é fazer tudo tranquilamente, sem pressa, sem sofreguidão, sem desespero, sem excesso de cansaço, me dando ao luxo de parar pra tomar um café e ver a vida passar aqui e ali.
A bem da verdade, "aquele nosso jeito de viajar”, aposto, mudou para todo mundo. Não importa qual era esse seu jeito, mudou. Tenho certeza. Porque o universo das viagens em geral mudou muito, e acho que pra melhor. Hoje a gente tem acesso rápido, praticamente imediato, às novidades do setor, aos lançamentos, às ofertas – só não se informa sobre viagem quem não quer. Hoje a gente compra a maior parte das nossas viagens sozinho, nós mesmos, geralmente online – e ainda pede ajuda aos amigos no twitter, no Facebook etc. Hoje a gente dificilmente planeja uma viagem com um ano de antecedência – e temos MUITA informação disponível o tempo todo, sobre qualquer lugar do globo. Hoje compramos tickets para museus online antes de embarcar para não perder horas em filas. Hoje, viajar, não importa o seu estilo, ficou muito mais simples e muito mais acessível - a gente vai pra um lugar sem achar que vai ser necessariamente a única vez na vida que vai pisar naquele canto e, via de regra, volta de uma viagem já planejando a seguinte.
Vai dizer que não mudou pra você também?

4 comentários:

gabebritto disse...

Maturidade viajante. =)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

:-)

Van disse...

Olá Mari!
Lindo blog e muito útil para os apaixonados por viagens como eu!!
Gostaria de adquirir o livro PEQUENO LIVRO DE VIAGEM. Consta no link como esgotado. Há alguma outra forma de adquiri-lo??
Aguardo retorno. Obrigada.

email: vthavares@gmail.com
viajaragora.blogspot.com

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Van! A segunda edição acaba de chegar as livrarias de todo o pais ;-)