6 de jan. de 2012

Com que roupa você vai?

 Mais um post da série #brioches :-D
É que foi batata: bastou eu colocar no ar o último postzinho sobre “como fazer as malas” para virem montes de tuítes pedindo para eu fazer um post sobre roupas adequadas para viajar. Como aqui no Pelo Mundo trabalhamos no esquema seu-pedido-é-uma-ordem : -)))))), eis aqui uma reflexão sobre o assunto.
Na verdade, não se trata do que levar para vestir numa viagem, mas sim do que se usa/veste durante os deslocamentos de viagem em si. Já tive essa conversa N vezes, com várias pessoas diferentes (até porque sempre fico chocada ao ver gente embarcando para voos de mais de 10h de duração com sapatos de salto agulha e botas justíssimas até o joelho) e o tema sempre rende; então nada mais justo mesmo que discutir isso aqui.
Um dia, conversando com a @Marcie14 sobre viagens, chegamos à conclusão que nós, que viajamos muito não só por paixão mas também pelo trabalho, temos como regra na hora dos deslocamentos, acima de tudo, o conforto. Sapato bom pra viajar é aquele sapato ultra amolecido e confortável; a roupa tem que ser ultra confortável, que não marque, não aperte, não incomode nunca e não tenha restrições – tipo saias, que não deixam a gente sentar em qualquer posição. E acabamos ficando cada vez menos criativas na hora de se vestir para a viagem e até de encher a mala: as peças, de roupa íntima a ocasiões sociais, que sempre deram certo em viagens anteriores, acabam sendo sempre as eleitas, até ficarem tão gastas que viram proibitivas :-D. Vou confessar aqui pra vocês que, nesses últimos tempos, vario quase que invariavelmente entre 3 "looks" na hora de subir no avião (#shameonme)

Para mim, tem que se ser assim:
- roupas na cor preta (eu AMO preto, gente, sorry; e ainda por cima se rolar sujeirinha no voo, não aparece!): calças de tecidos molinhos, bem maleáveis, e blusas com manguinhas, porque geralmente rola um ar condicionado friozinho
- nos pés, rasteirinha ou sapatilha folgadinha: porque a primeira coisa que eu faço no avião é tirar o sapato e calçar uma meinha-sapatilha (e meus pés incham que é uma loucura durante a viagem)
- o mínimo de bijoux possível
- pashmina sempre à mão, porque nem sempre o cobertorzinho do avião quebra o galho – e ajuda super a dar uma ajeitada no visual na chegada :-P

Munida pelo espírito blogueiro, soltei uma twittenquetezinha básica sobre o tema também. As respostas foram bacanérrimas - e me identifiquei muito com várias delas, inclusive porque o preto, minha cor “oficial”, parece ser mesmo a escolha da maioria para as viagens em carro, ônibus, trem e, sobretudo, avião (adorei a justificativa da @lenamaxi: “vai que alguém derruba vinho!”). A @LuBetenson é outra ultra do meu time: além de escolher o preto, tem tipo um “uniforme” de viagem longa de avião; aquelas roupas já testadas e aprovadíssimas que a gente sabe que funcionam pra esse tipo de trajeto e viram as eleitas sempre.

De todo mundo que respondeu a enquetezinha, pra quem quiser se inspirar aqui, os eleitos no quesito “roupa para viajar” parecem ser:
- nos pés, tênis.  Campeão entre homens e mulheres. E, ao que parece, quanto mais velhinhos, amaciados e confortáveis, melhor. A sapatilha feminina vem logo em segundo lugar.
- no corpo, roupa escura ou preta, que amasse o mínimo possível. Para a maioria, o conforto é muito mais importante que “estar bonitinho”.
- a calça predileta da maioria – homens e mulheres - é um jeans molinho; mas o legging também apareceu bastantão no lado feminino. Camisetas ou blusinhas básicas e confortáveis completam o set.
- casaquinho e/ou pashimina foram apontados como obrigatórios (!) pelas mulheres e a jaqueta e o suéter também apareceram bastante para os meninos
- os brincos e bijoux parecem ser evitados pela maioria das mulheres durante os voos

Em tempo: em comum, a maioria afirmou que, para viagens curtinhas, não liga muito para o que veste ou calça. Essa preocupação é mais para deslocamentos longos, seja em ônibus, trem ou avião.

Eu poderia falar aqui sobre as muuuuitas OUTRAS coisas que vão comigo dentro do avião (de minibásicos de necessárie a livros e eletrônicos), mas a lista é grande, e renderia bem um outro post : -))))))))
E você? Tem algum “uniforme” ou “regrinha” para roupa para viajar?

9 comentários:

Jackie e Rômulo disse...

Curti! Eu tb tenho meio que um uniforme. é isso memso, roupa confortável, escura e que não amasse mt. Pra essa viagem agora, de mochila, vai nos pes o maior sapato, pra nao ocupar espaço na bagagem.
bjs,

Adriana disse...

Acho bacana também comentar que em viagens de/para EUA, minha estratégia inclui sapato de fácil "tiração/colocação" e ausência total de coisas que possam apitar no detector, como cintos, pulseiras, relojões, sutiã com bojo com aro de metal, prendedor de cabelo de metal (piranhas) etc...

Unknown disse...

Muito bacana.
Realmente a simplicidade deve imperar. Também vejo muitos caras (e não Srs.) viajante a turismo de terno.
Foi-se o tempo.
Pode ser chique, sim, mas tem que ser prático e confortável.
Bjs.

Jussara disse...

Mesmo não tendo tuitado, me sinto parte do time das que pediram pelo post. hehe

Eu tb já meio que tenho meu uniforme: uma camisa preta de manga comprida fininha (super batida, precisando de outra urgentemente), algum casaquinho e uma calça de algodão. E nos pés vou de tênis. Ainda assim sempre passo frio no avião, mesmo com o cobertorzinho fajuta. Acho que vou incorporar a dica da pashmina. ;)

O comentário da Adriana me fez lembrar que ultimamente tenho visto muita gente sendo "reprovada" no detector, e tendo que tirar o sapato, mesmo aqui no Brasil.
E sobre o que o Diogo falou, uma vez num vôo longo um cara passou mal e começou a se sentir sufocado pq estava de terno.... e gravata.

Vida Boa Para Todos disse...

Gostei, mas sempre procuro estar bem no look e confortável. Beijos*

Lili disse...

Roupa molinha que não amasse, não aperte e deixe sentar de qualquer jeito. Nas últimas viagens tenho escolhido uma saiona de malha com camiseta e um casaquinho ou um macacão supermolinho. No pé ou vai o maior sapato ou uma sapatilha.

E eu também não entendo como tem mulher que viaja 12h com calça jeans embalada a vácuo, saltão, todas as bijuterias possíveis e maquiagem de festa. Conforto rules!

Malu disse...

Mary querida, sempre viajo de azul-marinho: calça e blaser de um tecido que não amarrota e é super confortável com camiseta legal branca, echarpe e/ou pashimina.Esse kit viagem eu troco logo após o check in no Hotel e volto a vestir antes do check out.Nos pés, sapatos super usados com um pouco de salto pois não me dou bem com sapatilhas ou um tênis tipo All Star ou Puma.

Anônimo disse...

Eu na maioria da vezes sempre viajo de legging e tenis e um casaquinho na mão!!!
mas a minha maior dificuldade é sair do Rio com 36 graus e chegar no Estados Unidos com -5°!!
sempre me enrolo pra me arrumar, e acabo levando demais na mala de mão, pq as vezes o calor é tanto que não consigo nem colocar uma calça para me descolar até o Galeão!!

Fred disse...

Achei o máximo o post - assim como o site.
Também tenho meu "uniforme" para viagens longas, molinho e confortável.
Já basta os demais desconfortos para cruzar o mundo.
Abs.