10 de fev. de 2012

O deserto da Namíbia

O cenário é assim, desolador, durante grande parte do passeio...

 Quase um quinto da Namíbia é deserto - isso a gente vê de bem longe, quando o navio ainda nem alcançou a costa, numa imensidão sem fim de areia e dunas. Especialistas garantem que trata-se do deserto mais antigo do mundo.
... e igualmente fascinante.
 Por isso mesmo, uma das coisas que eu mais queria ver na Namíbia era seu deserto, e bem de pertinho. Então no nosso segundo dia aportados em Walvis Bay, eu saí bem cedinho num passeio de 4x4 pelo deserto.
As Moon Mountains
 Tomamos - yes! - parte da Calahari Highway, a gigante estrada que atravessa vários países africanos, e alcançamos o Parque Nacional Naukluft. A estrada toda é tomada por avisos em forma de ponto de exclamação para alertar o motorista sobre o perigo de tempestades de areia na área (mais comuns de maio a julho).

As plantinhas disfarçadas de musgo...

... e começando a ficar verdinhas enquanto caem gotinhas de água nelas
 Entre muitas andanças ao longo do dia, vimos de pertinho a Wilwitschia, uma planta gigante que pode viver até 1500 anos bem no meio do deserto, longe de tudo;  cervos, kudus e outros animais comuns à região; e as plantas Lichen que, de cor preta, ao receberem um pouquinho de água, ficam verdonas de imediato.
A gigante Wilwitschia em close...

... e servindo de referência proporcional ;-)

Não é o bichinho mais curioso ever??? #momentoNatGeomodeon
 Mas nada foi tão legal quanto atravessar as Moon Mountains que, obviamente, realmente fazem a gente se sentir numa paisagem lunar - nenhum verde, nenhum movimento, nem uma gota, nem um som além do sacolejar do carro.
Outro bichinho curiosíssimo

Um veadinho aqui...

... umas eminhas ali.

 E deserto que é deserto tem que ter oásis, né? Por isso mesmo, antes de terminar o passeio, demos uma passadinha básica pelo Goanikontes, um dos principais da região.
Show.

7 comentários:

Majô disse...

Marizinha, super interessante, paisagens áridas, plantas milenares, mas, uma perguntinha que não quer calar,do que os animais se alimentam ?
Show esta viagem !!!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

pois é, Majozinha, eu também fiz esse mesmíssima pergunta pro guia quando os primeiros animais apareceram no nosso caminho. Ele falou que eles se alimentam mesmo da escassa vegetação do deserto e de outros animais menores.

Anônimo disse...

Neste deserto não passamos, mas fomos neste ouro que é deslumbrante. Valeu muito a pena, http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/06/02/os-desertos-da-minha-vida-%e2%80%93-sossusvlei-%e2%80%93-parte-iii/

Quatro Cantos do Mundo

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Sou da opinião de que desertos sempre valem a pena ;-)

Lucia Malla disse...

Tudo lindo! Delícia de passeio total, amando todos seus relatos, Mari!

Bóia Paulista disse...

Oi, Mari! Tudo bem?

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia

bruna disse...

Esses dias baixei um doc da National Geographic no celular e era justamente sobre o deserto da Namíbia! Deve ser um lugar incrível, por tudo que tenho visto nos ultimos dias!