9 de mar. de 2012

Madaba: a cidade dos mosaicos

 Outra opção de bate-e-volta a partir de Amã é a fofa cidade de Madaba, também a 40, 45 minutos distante de carro. Madaba ficou conhecida como "a cidade dos mosaicos" sobretudo por causa do gigantesco mosaico bizantino do século VI que existe no piso da igreja ortodoxa de St. George.
 O mosaico mostra não apenas a Jordânia como diversos pontos da Terra Sagrada em outros domínios, como Jerusalém, por exemplo.  São mais de dois milhões de pecinhas de pedra colorida numa área original de 25x5 metros - mas nem tudo dá pra ser visto ainda hoje em dia, com os estragos do tempo - que mostra vales, colinas, cidades e rios importantes da região.


 Além da "masterpiece", existem vários outros mosaicos menores originários do período entre os séculos V e VII no subsolo das casas e igrejas mais antigas de Madaba. E, claro, como todo o apelo dos mosaicos, criou-se ali a Escola de Mosaicos de Madaba, sob proteção do Ministério do Turismo local, e uma infinidade de lojas e galerias produz e vende reproduções dos mosaicos originais e novas imagens em micropecinhas coloridas.
 Das muitas lojinhas e lojonas, seja para comprar ou só para dar uma olhadinha nos belos trabalhos (há mosaicos dos menorzinhos aos mais gigantescos, de caixinhas a tampos de mesa enormes), eu sugiro a Nebo´s Pearl, cujos funcionários são todos de uma cooperativa formada por mulheres locais e deficientes físicos - e as peças são mesmo bem caprichadas (aproveite e peça para ver ao lado da loja como elas são feitas).

 A cidade é pequena e bem gostosinha para uma caminhada descompromissada e tem também um museu, que guarda a Madaba Tree original: a árvore que virou símbolo da fertilidade da terra dali.
Diz a lenda que a árvore batizada de Madaba originalmente produzia cachos de uva tão gigantescos que eram necessários dois homens para carregar cada um deles ;-)

4 comentários:

Anônimo disse...

É muito importante manter os escritórios do artesão. Pouco a pouco nós perdemos essa capacidade de criar com as mãos.
Os mosaicos são muito lindos. Seguro que para fazer um mosaico é necessário a habilidade, mas também paciência.
Bjs
Carmen L.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carmen, eu disse exatamente isso pras meninas que trabalhavam na oficina em Madaba: que talento mas, sobretudo, que paciência que elas tinham ;-)

CarlaZ disse...

Lendo o blog percebi que não conheço nada da Jordânia! É claro que a grande vontade e ir a Petra, mas que legal esses outros lugares! Adorei os mosaicos!
Bjos

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

pois, Cá, enquanto eu tava viajando e me encantando por lugares como Madaba, eu pensava a mesma coisa: como a gente é mal informado sobre a Jordânia no Brasil, né? Tomara que os posts ajudem nesse sentido ;-)