12 de abr. de 2012

De barquinho pelo Canal du Midi

 O cruzeirito pelo Canal du Midi (8,50 euros) é uma das atrações do entorno de Carcassone. Construído para ligar comercialmente o Mediterrâneo ao Atlântico (e chamado naquela época de Canal de Deux Mers por isso mesmo), o canal tem mais de 240km de extensão entre Sete e Toulouse; mas hoje acaba sendo usado só para o turismo mesmo. Nos locais mais largos, chega a ter no máximo 25 metros de largura e cinco de profundidade.
 O ponto de embarque no cruzeirito pelo canal pra quem visita Carcassone é o distrituo de Trèbes, a 20 minutinhos da cidade. O passeio sai duas vezes ao dia e dura 1h30 em geral (há outras opções, inclusive tours personalizados com picnic etc) e o bacana é que o canal é todo rodeado por árvores - nesse comecinho de primavera, estão todas ainda peladinhas, mas acredito que de maio em diante deva ficar uma belezura só. E não por muito tempo, infelizmente; descobriu-se recentemente que as 42 mil árvores que o rodeiam estão todas atingidas por uma espécie de fungo bastante danosa, que ainda não conseguiram tratar. 
O barco tem que ficar bem amarradinho...
... pra não se chocar com o barco ao lado enquanto o nível da água sobe...
... até a abertura das comportas ;-)
 O barco é pequenininho, para no máximo oito ou dez passageiros. Porque, como o canal é bem estreito, a navegação tem que ficar viável nos dois sentidos - e, principalmente, o barco tem que ser pequeno para caber na mini (e divertida!) eclusa, antiquíssima, pela qual passamos na ida e na volta do trajeto.


O píer de onde sai o barquito
Enquanto nosso barquito entrava, já tinha outro se "amarrando" na eclusa
 O trajeto é mais bucólico que qualquer coisa; o trecho mais bacana, depois da passagem pela eclusa tão prosaica, é quando o canal passa literalmente por cima de uma ponte - e carros passam nas laterais, uma loucura. Pra quem vai num grupo de amigos, pode ser bem divertido. Pra quem vai com crianças, acho um programaço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Delicioso passeio entre árvores. Deve ser muito agradável passear com um barco através da campina francesa. A marcar!!!
Bjs
Carme L.