23 de abr. de 2012

De Paris a Londres no Eurostar

Embarque tranquilo e ultra organizado na Gare du Nord
 Fiz de novo a viagem Paris-Londres-Paris a bordo do Eurostar, como em 2009. Como já contei lá no Saia pelo Mundo, continuo achando que não existe jeito melhor nem mais prático de se deslocar entre as duas cidades que esse: embarque e desembarque super organizado e descomplicado (a gente pode chegar meia horinha antes), postos de imigração rapidíssimos, pouco mais de duas horas de viagem em assentos muito mais confortáveis que os dos aviões e a gente ainda chega e sai do centro das duas cidades (Gare du Nord em Paris e St Pancras/Kings Cross em Londres), ganhando mais tempo ainda.  Poupa todo aquele stress e chatice dos aeroportos e, sejamos francos, viajar de trem na Europa é sempre legal - ainda mais atravessando o Canal da Mancha ;-)
Na Gare du Nord, o Eurostar tem um embarque separadinho de todos os outros, no piso superior
 Pra quem ainda não sabe, o Eurostar tem 3 classes de viagem: Standard, Standard Premier e Business Premier - no site dá pra conferir direitinho as diferenças de serviços e preços entre as três.
O vagão da Standard Premier
 Em 2009, eu aproveitei uma oferta da classe Standard; agora, eu viajei na Standard Premier e recomendo. A bem da verdade, eu recomendo a Standard comum (trechos desde 44 euros) também, é claro; o assento é espaçoso e bem confortável, com bom espaço entre as fileiras, e a viagem rola super bem. Não tem serviço de bordo mas você pode comprar bebidas e lanches no vagão restaurante.
Serviço de imprensa na entrada do vagão
 Mas a Standard Premier, que nos dias e horários de pico pode custar só um pouquinho a mais que a comum, tem poltronas um pouquinho melhores, tomadas em todos os assentos e serviço de bordo, incluindo revistas e jornais do dia e refeição (café da manhã nos trajetos até 11h e almoço/jantar nas demais, com bebidas incluídas).
O café da manhã servido no meu trecho Paris-Londres
Passageiros embarcam no Eurostar em St. Pancras
 O serviço é bem atencioso, em inglês e francês, em qualquer uma das classes.
O vagão da Standard Premier na volta
 Pra quem tem mais bala na agulha, a Business Premier tem poltronas que reclinam ainda mais, serviço de bordo mais caprichado, deixa você chegar praticamente na hora do trem, dá direito à sala vip nas duas estações e também dá acesso à internet wifi free no trem.
Meu jantar servido no trecho Londres-Paris
Vou repetir aqui o conselho que dei lá no SPM: ainda que viajar na Standard Premier não esteja originalmente nos seu budget, cheque sempre as opções do site, porque a diferença tarifária pode ser mesmo pequenininha.  Os preços em qualquer uma delas na segunda feira de manhã e na sexta final de tarde e à noite costumam ser os mais caros. 

2 comentários:

Rai, Europe Brasil disse...

Que legal este post! É muito bom saber que os passageiros gostam tanto da viagem e dos serviços oferecidos em nossos trens. Esse trecho, de Londres a Paris, é um dos mais comentados e o que os passageiros mais comentam.
Quem estiver planejando uma viagem de trem pela Europa, e claro, de Eurostar, dá uma passadinha em nosso site e confira as tarifas!
Estamos também no Facebook, qualquer coisa, é só falar com a gente!
Rail Europe Brasil

Anônimo disse...

Eu gostaria ir para Paris e eu desejo visitar Londres. Com este trem que eu posso fazer as duas coisas.
Beijos
Carmen L.