19 de mai de 2012

Xel Ha: o passeio mais comprado pelos brasileiros em Cancun

 Xel Ha é a atração dos arredores de Cancun mais visitada pelos brasileiros. Então embarquei num tour Tulum+Xel Ha (como contei aqui), também o mais procurado pelos brazucas por lá. O tour, da Xcaret Experiencias (Xcaret, Xel Ha, Xplor são todos do mesmo grupo), vale desde US$129 por pessoa - há descontos para quem compra dois ou mais tours e os tours dessa e de outras operadoras podem sempre ser comprados nas recepções dos hotéis em Cancun, com saídas diárias.
Depois de vermos as maravilhas do complexo ruínas+ceuzão azul+solão+mar turquesa de Tulum durante a manhã, rumamos na hora do almoço para Xel Ha (que, btw, geograficamente, fica "antes" para quem vai de Cancun a Tulum; a gente passa bem em frente ao parque antes de chegar nas ruínas).
O parque é muitíssimo bem organizado, com placas bilíngues em todo lugar. Também me chamou a atenção a limpeza do parque como um todo, dos banheiros com altíssima rotatividade aos caminhos e áreas comuns - dou a mão à palmatória.
Nadar com golfinhos: te apetece?
 O grande apelo do parque é ser um dos maiores aquários ao ar livre do mundo. Por isso acaba todo mundo se munindo dos apetrechos para snorkel (incluídos) e passando boa parte do dia debaixo d´agua, com fartíssima observação de corais, peixes etc.
O "redário": vazio pela manhã, lotadíssimo no final da tarde
Das atividades incluídas, além do snorkel, tem também tirolesa, flutuação no rio em bóias, "caminhada" sobre cordas e diversas outras. A área do parque é grande e a parte reservada para crianças também é bem bacana, com brinquedos de cordas nas copas das árvores e parquinho.
Wifi grátis em vários pontos do parque, sempre sinalizado com essa plaquinha
 Mas há programas vendidos à parte também, como o disputadíssimo nado com golfinhos e os snubas e mergulhos com escafandro.
Bora passear de barquinho?
 O uso do colete salva-vidas é obrigatório dentro d´agua em qualquer lugar do parque, mesmo que você queira "dar só uma molhadinha" - se não quiser vestir, só pode ficar do lado de fora.
Sinalizações bem feitinhas, para ninguém se perder no monte de caminitos do parque
 Espaço para quem quer tomar um solzinho não falta, com várias "prainhas" tomadas por espreguiçadeiras espalhadas pelo parque e dois redários maravilhosos.
O ponto alto do parque: o snorkel descomplicado e de farta observação
Snuba: mini tubos de oxigênio numa caminhada debaixo d´agua
Corais e peixinhos coloridíssimos em todo canto
 Mas talvez o que os brasileiros mais curtam em Xel Ha seja o sistema all inclusive: ali, tudo que você consumir em alimentos e bebidas - de refris a margaritas e outros coquetéis, de batatinha frita ao almoço completo - está incluído no preço de entrada.
Quatro restaurantes, vários bares e uma promenade com lojinhas estão entre as atrações
 São quatro opções diferentes de restaurantes, de cozinha mexicana a fast food, além de vários bares espalhados pelo complexo - vale lembrar que no México as propinas (gorjetas) nos bares são mais que bem-vindas. O serviço nos bares é bem apressado dado o movimento ininterrupto - mais ou menos como nos hotéis all-inclusive em Cancun - mas nos restaurantes é bem mais cálido e atencioso do que eu esperaria.
A comida é sempre em estilo bufêzão, mas é bem decente
Além do restaurante de comidas mexicanas, tem culinária internacional, parilla e lanches
Refris, cerveja e água também são distribuídos em postinhos self-service
 Como eu comentei no twitter no dia que fiz o passeio, e já tendo passado por outros parques da região em viagens anteriores, como o Xcaret, eu continuo não entendo muito essa coisa de se enfiar em parques com tanto mar, areia e ruínas interessantes em Cancun e por toda a Rivieira Maya. Pessoalmente, não trocaria um dia de praia em Tulum por um dia no parque de jeito nenhum; como comentei na época, parque divertido para mim é Torres del Paine :-))))
Relax em bóias pelo rio: o fecho perfeito no fim da tarde
Mas para quem curte parques aquáticos, e sobretudo para quem viaja com crianças e quer colocar uma novidade bem "entretenida", como diriam os mexicanos, no cardápio da semana em Cancun, a ideia é  válida e interessante.
Outras informações gerais sobre o parque podem ser lidas aqui.

2 comentários:

Bóia Paulista disse...

Oi, Mari. Tudo bem?

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Beijos,
Bóia Paulista

CarmeLa disse...

Mari, eu fui no parque de Xel-ha, depois de visitar Tulum. Eu tive um grande momento fazendo snorkel. Estávamos lá o dia inteiro. Foi cansativo, mas divertido.
A comida dos restaurantes é muito boa, para ser buffet...

Eu gostei da visita ao parque.
Bjs