26 de jun. de 2012

10 fatos curiosos sobre a Grã-Bretanha


Mind the gap!

Apesar de andar pela França por esses dias, tô numa vibe bem british nessa fase fase pré-olímpica. Então aproveito material enviado gentilmente pelo Visit Britain para listar aqui dez fatos curiosos sobre a terra da Rainha:
- Em qualquer momento do ano, pelo menos 18 ½ milhões de barris de uísque estão sendo envelhecidos em armazéns de toda a Escócia.
- Os britânicos bebem 165 milhões de xícaras de chá por dia!
-  Este ano marca o 100º aniversário do naufrágio do Titanic e tem gente que achou por bem “celebrar” a data da tragédia (I don´t get it, but it´s ok, né?) . Criaram até um “Titanic Quarter” em Belfast e um novo termo para os entusiastas dos temas marítimos: “Titanorak”. Esses britânicos...
- Sabia que atribui-se a Charles Dickens, que nasceu há exatos 200 anos, a introdução de 265 palavras e frases ao idioma inglês, incluindo “boredom” (tédio), "butter-fingers” (pessoa desastrada, que derruba as coisas) e “squashed” (esmagado)?
- 50% das crianças do mundo todo que frequentam a escola estudam Shakespeare, o maior inventor de palavras da língua inglesa: em toda o sua obra ele usou 1.700 que ele mesmo inventou.
-  Há 775 cômodos no palácio de Buckingham. Dentre eles, há 52 quartos reais e de hóspedes, 188 quartos para a equipe de funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros. Deve dar um trabalho pra limpar, né, gentxe???
-  James Bond e os Beatles compartilham a mesma data de aniversário; afinal, na mesma semana em que os Beatles lançaram seu primeiro disco “Love Me Do”, em outubro de 1962, estreava o primeiro filme de Mr. Bond.
-  John Lewis Stratford City (uma das lojas principais do Westfield Stratford, o maior shopping center da Europa) espera vender um emblema oficial de Londres 2012 a cada 3 segundos neste verão europeu.
- O itinerário turístico mais popular do metrô vai de Leicester Square até Covent Garden, embora a distância seja percorrida com mais rapidez a pé (isso eu posso garantir: testado e comprovadíssimo!)
- Elizabeth II já usou mais de 5 mil chapéus desde que se tornou rainha em 1952, a maioria deles fornecida por James Lock & Co, fundada em 1676.

Nenhum comentário: