21 de set. de 2012

Caça às trufas: I did it!

Um melhor que o outro: #morri
 Já contei aqui pra vocês que eu sou louca por trufas. Pelos dois tipos: as delícias à base de chocolate e às maravilhosas e incomparáveis trufas italianas (il tartufo!), sobretudo espalhadas por cima de uma bela massa fresca (nham!). E estar na Toscana em plena temporada de trufas e não testar nem um pouquinho um dos mais famosos "esportes" regionais - a caça às trufas (truffle hunting, como dizem os gringos) - seria mesmo uma pena.
O Giotto ganha mini biscoitinhos para ter energia para a tarefa
A experiência aconteceu no Savini Tartufi, em Forcoli, uma das famílias "produtoras" de trufas e produtos à basa da iguaria mais conhecidas na região, que me convidou para participar de uma "caça". Para participar, só com hora marcada previamente - a caça vale desde 35 euros, dependendo do número de participantes e duração.
Bora pra mata
 Nosso grupo caminhou bosque adentro, na "fazenda" de propriedade deles, em companhia do fofo cãozinho Giotto. Ali, os cães são treinados ainda pequenininhos, por seis meses consecutivos, para ficarem experts em encontrar a iguaria. O Giotto ia farejando tudo e, quando encontrava alguma coisinha, cavava, cavava, cavava com as patinhas mínúsculas até que um dos dois "caçadores" oficiais da casa ajudasse com instrumentos próprios.
Um dos "caçadores" chama para irmos rapidinho ver o que Giotto descobriu
Ele cava, cava, cava...
... e, quando acha, o caçador ajuda com essa ferramenta...
... e ele fica todo pimpão com a descoberta
 A verdade é que não achamos muita coisa; encontramos muito mais mosquitos que trufas no nosso caminho :P Mas é interessante acompanhar todo o processo, ainda tão intuitivo, e, sobretudo, notar como, onde havia trufas, o odor da terra fica mesmo muito diferente. E, no fundo, é divertido saracotear no bosque atrás de um temperamental cãozinho.
 Mais gostoso ainda foi voltar à sede da empresa, pós caça (ficamos pouco mais de uma hora no bosque) e provar, enfim, delícias preparadas com as trufas e servidas em forma de bruschetta. Ali na loja, entre os vários produtos vendidos por eles (o sal al tartufo e o azeite são di-vi-nos), também fica exposta uma réplica da maior trufa encontrada por eles, que, por sinal, ainda detém um recorde mundial pelo tamanho e pelo peso - impressionante.
A réplica da trufa gigantesca que deu recorde mundial à Savini...
... e uma verdadeira, mais modesta (como o fundo da mão), encontrada naquela manhã
Em tempo - algo que eu queria MUITOOOO que tivessem me avisado antes, deixo aqui registrado pra vocês: usem calças compridas e sapatos fechados, como tênis, mesmo no auge do verão toscano. E, se tiver à mão, dê uma boa baforada de repelente em você mesmo. A quantidade de mosquitos quando a gente entra no bosque fechado é impressionante e eles atacam mesmo as áreas expostas, sem dó nem piedade (tô cheia das marquinhas até hoje). 

4 comentários:

Eveliny disse...

ACho que o marido gostaria de fazer isso mas ficaria muito desapontado se nao encontrasse nada. VC acha que eles tinham a intencao de encontrar ou era so pra turista ver?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Acho que tinham, sim, Eveliny; são muito sérios. Tudo o que eles encontram, eles recolhem e mandam pra linha de produção dos produtos. Mas só depois é que descobri o pulo do gato: tem que reservar o passeio de manhã cedo, quando não há vento e o cão consegue captar bem os odores. Quem fez cedo diz que achou bastante coisa. Final de tarde e com vento parece que é mais difícil mesmo encontrar os "tesouros" ;)

Clarissa Donda disse...

Nossa, e eu fui para a Toscana agorinha e perdi essa caçada! Deve ser bem interessante mesmo!

Mas já ouvi dizer que hoje quem faz a caçada são os cachorros, porque antigamente eles caçavam com porcos. Só que o porco, que não é bobo nem nada, assim que achava a trufa, já a comia.

Enfim, não sei se procede a informação... Mas eu tb ia adorar sair correndo atrás de um floresta adentro procurando trufas!

E você ainda disse que a terra fica com um cheiro diferente... Imagino que delícia!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Mas é isso mesmo, Dondinha! São os cães que fazem todo o trabalho: o ser humano só vai junto para ajudar a cavar a terra e retirar as trufas com cuidado. E, sim, eram os porcos que faziam e comiam toooooodas as trufas :-))) Os cães recebem biscoitinhos o tempo todo justamente para NÃO comerem as trufas :D