30 de set. de 2012

Comidinha boa em Pontremoli: Caveau del Teatro

O Castelo de Bagnone visto da cidade baixa...
 Pontremoli e sua vizinha Bagnone não são vistos pela maioria como destinos toscanos em si. Ambas cidades, vizinhas, são pequenininhas, daquelas que a gente percorre in-tei-ri-nhas em duas ou três horas. Por isso mesmo, são bem boas para quem está na estrada, com carro alugado e tempo de sobra para dar aquelas adoráveis paradinhas aqui e ali, na cidade que quiser.
... a cidade baixa em si. 



Pontremoli à noite 
 O que vale mesmo numa eventual paradinha por ali é almoçar ou jantar no fofo e descompromissado restaurante Relais Caveau del Teatro, em Pontremoli. Foi o que eu fiz.
 Ali, os irmãos proprietários, Amedeo e Fernanda cuidam de tudo, da cozinha às mesas - e Amedeo é um craque no quesito "simplicidade delicosa".
Polentinha com funghi a perder de vista
 A comida tem jeitinho bem caseiro, tanto na apresentação como no sabor; bem sem frescuras, chega à mesa pelas mãos dos próprios donos, que dão aquela explicadinha básica sobre o preparo do prato.
Peça qualquer antepasto que venha com a ricota de cabra da casa, di-vi-na
 O ambiente interno é pequeno - mesmo! - mas bem aconchegante. Tem também uma "terraza", mas por dentro é bem mais "italiano" ;)
Olhaí os irmãos sorriso
 Que me perdoem os puristas, mas eu nem gosto de zabaione. não curto nada que leve muito ovo, a bem da verdade. Mas o zabaione da Fernanda é tão famoso que não tinha como não provar. Ela prepara ali mesmo,  na frente de cada mesa, ainda contando sobre cada ingrediente que acrescenta ao creme. E serve quentinho, quentinho, para deleite dos fãs daquela gemada dominical da infância ;)


Porque a simplicidade também pode ser encantadora, não é mesmo?
Anote aí, que vale o desvio.

4 comentários:

CarolPB disse...

Oi Mari!
To ficando com vontade de ir à Toscana.. rs!
Mas primeiro Grécia!
Bem, pensei em ir no início de outubro, porque é verão lá, pelo que vi na internet. O que vc acha?
Sei que o país está em recessão, mas penso que seria uma oportunidade de conhecer e não gastar tanto. Queria ficar só lá, andando pelas ilhas, praias e monumentos. E dar uma passadinha em Istambul. ;)
Ah, sou solo traveler, como vc. Então suas dicas são muito bem vindas!
Obrigada pela atenção.
bjs,
Carolina Paraíba

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carol, verão mesmo por lá vai de junho a setembro. Outubro já é outono por lá, embora ainda não esteja necessariamente frio e dê para curtir as ilhas. Mas espere temperaturas mais baixas que agosto e setembro, por exemplo. Eu fiz só Atenas na parte continental e Mykonos, Santorini e Creta na parte insular, e recomendo muito esse roteiro. Mas existem também outras ilhas e cidades por lá (como Tessalonica) que também, é claro, valem a viagem.

CarolPB disse...

Mari, valeu! vou remarcar as férias! rs!
vou anotar esses lugares que vc falou, pois realmente to meio perdida. na última viagem que fiz à França encontrei diversos blogs com dicas e tudo o mais. Mas pra Grécia tá difícil.
:)
Ah, os posts sobre a Toscana estão demais!
bjs!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carol, a Dri Setti, do Achados, tá publicando post ótimos sobre a Grécia!