19 de set. de 2012

New Moon em Volterra

Volterra é simplesmente uma graça de cidade, das mais emblemáticas da Toscana. Cheia de histórias, ótimos museus, arquitetura fascinante, ruelas deliciosas para caminhar sem pressa. Merece, é claro, um post só dela, porque há mesmo muito o que ver por lá - mas isso será numa próxima oportunidade, em breve. Porque esse post aqui é para contar do tour que está fazendo o maior sucesso na cidade.
 Volterra virou recentemente uma meca do turismo na Toscana; mas isso não por causa de seus museus e palácios e sim porque a cidade serviu de cenário para um capítulo do livro Lua Nova (New Moon), de Stephenie Meyer, autora da série Crepúsculo. Acredite: dizem que foi só o livro ser lançado que a cidade começou a ser invadida por fanáticos por Edward, Bella e companhia limitada.
 O negócio começou a ficar tão sério, mas tão sério, que o próprio escritório de turismo local resolveu lançar o New Moon Tour, que percorre à noite os lugares da cidade que servem de cenário no livro: o local onde os personagens chegaram à Volterra, a porta da cidade por onde entraram, a praça central e até o beco onde Bella e Edward, enfim, se encontraram.
 O tour, procuradíssimo, dura cerca de 1h30 e custa nada mais, nada menos, que 30 euros por pessoa. Após percorrer a cidade atrás dos cenários do livro (com a guia relembrando em cada ponto tintim por tintim das páginas), termina nos subsolos do restaurante Le Cantine del Palazzo, com direito a poço etrusco, cisterna romana, candelabros e luzes avermelhadas, além de garçons mascarados e com vestes pretas fazendo rituais mezzo vampirescos, num momento bem vergonha alheia. Mas a meninada pi-ra (e algumas balzacas também, btw). E depois, é claro, sobe para o andar de cima do restaurante, que também funciona como pub, para tomar um drinkzinho.

Bom, me convidaram para participar desse tour e eu aceitei. Não li o livro, não curto a série, nem nada. E tampouco achei legal a atividade. Mas dizem que os fãs curtem muito, in case you might be interested.
Detalhe: o filme homônimo não foi filmado em Volterra e sim em Montepulciano, porque Meyer cria no livro uma  fonte no meio da praça da cidade que, de fato, não existe na realidade :/

Nenhum comentário: