18 de set. de 2012

Off road nas cavernas de mármore em Carrara

 Que comer e beber bem e ver lindas paisagens e cidadelas encantadoras na Toscana são uma constante adoravelmente cotidiana, a gente já sabe. Mas que a região tem também passeios dos mais diferentes voltados para o turismo de aventura muita gente ainda desconhece.
 Por isso mesmo, uma das coisas mais bacanas e diferentes que eu fiz agora nessa viagem para lá foi altamente inusitado: um tour off road pelas montanhas de mármore de Carrara. Isso mesmo: um tour em Land Rover pelo complexo montanhoso de Torano, Fantiscritti e Colonnata literalmente por dentro das montanhas de mármore que fazem a alegria de escultores do mundo todo há séculos.
 Existem duas maneiras de curtir o passeio: reservar um tour expresso, promovido várias vezes ao dia por empresas como a Marmo Tour, ou alugar um carro com motorista/guia credenciado para fazer o passeio mezzo por conta própria.
 A vantagem do primeiro modelo de tour é o preço e a flexibilidade: como são vans, o custo é de apenas 9 euros por pessoa e há tours saindo de hora em hora das 10 às 18h; mas a duração é de apenas 40 minutos e somente uma única caverna das montanhas de Fantiscritti é visitada. No caso da Land Rover com guia, a desvantagem é o preço: são 280 euros por 3 horas de passeio, que podem ser divididos em até 8 pessoas (o que daria 35 euros cada um como valor mínimo); mas o passeio, nesse caso, é literalmente off-road.

 Recomendo muito esse segundo tipo, apesar do preço bem mais elevado; como o guia é autorizado a circular nas montanhas, a gente pode acompanhar de pertinho, de verdade, todo o processo de corte e extração do mármore que estiver rolando nas montanhas naquele dia. E é possível também visitar as 3 montanhas de uma vez só, com o carro dando emocionantes derrapadinhas nas estradinhas sinuosas que rodeiam o local, entrando em um caverna aqui, outra ali, e passando por lugares que a gente poderia ju-rar que não seria possível.
O carro, todo metidão, disputando espaço com os tratores :P
Repara nos cortes precisos na montanha
Neblina, mármore branco e poeira, tudo misturado
O carro literalmente dentro das cavernas de mármore
Dá pra ver os cortes no paredão também no interior da montanha (a extração é feita tanto no interior quanto no exterior das montanhas de Carrara)
Todo um mundo subterrâneo rola no interior das cavernas, loucura
 É impressionante ver de perto como as pedras que tanto encantaram Michelangelo e outros gênios são cortadas com fios diamantados e, depois, "derrubadas" também com precisão para poderem ser transportadas posteriormente. E, com o motorista ali à disposição (o meu era o Gabriele Giuntoni, da il Tau, que me convidou para esse passeio), rola passar antes ou depois do off-road num dos vários ateliês de esculturas locais para ver o minucioso trabalho que se tem até hoje para esculpir o mármore.
A caverna por onde passa o Marmo Tour, chamada localmente de "Disney do Mármore", porque é a única "produzida", com iluminação artificial e tudo 
Mármore, mármore, mármore, até onde a vista alcança
O passeio foi muito, muito legal; sério mesmo, das coisas mais marcantes da viagem. Recomendo muito mesmo. Só deixo avisado que é bom ir com sapato impermeável (ou havaianas mesmo) e, se possível, bermudas ou calças com a barra bem dobrada, porque tem horas que a gente desce do carro em cavernas nas quais rola uma verdadeira "lama de mármore" que lambuza TUDO e endurece - sai, é claro, mas só depois, com um belo esforço de lavagem.  Gostaria mucho que tivessem me avisado sobre isso antes :/

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a reportagem. Se eu pudesse iria para ver essas minas, esses mármores.

Boia Paulista disse...

Oi, Mari :) Tudo bem?

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Beijos,
Natalie - Boia Paulista