10 de out de 2012

As Highlands rock

 Dos cenários das disputas (reais e sangrentas) de William Wallace aos das lutas (fakes e divertidíssimas) de Monty Phyton, as Highlands escocesas têm de tudo um pouco. Nada ali é tão perto como parece - o limite de velocidade nas estradas é baixo, algumas são cheias de curvas sinuosas e 11 milhas podem bem virar 30 ou 40 minutos (vou falar disso mais tarde).
 Em compensação, dirigir ali é uma beleza - as paisagens são deslumbrantes e não, não rola um pedágio sequer, uma maravilha. O próprio trajeto Edimburgo-Inverness é LINDO de morrer - sobretudo se vc for pela looooooonga rota da A82 (só de estrada dá umas seis horas, fora as paradas; tem que ter paciência) - e vale muito a pena (tem outra rota rápida, e menos bonita, em 3 horas e meia, que a mesma rota e duração das viagens em trem entre as duas cidades).


 Um sem fim de castelos (vários ainda habitados), um complexo bacanérrimo de lagos (incluindo, é claro, o mítico Loch Ness que até hoje movimenta horrores a economia local e nacional), eclusas, destilarias de uísque mil, montanhas lindas, casinhas de pedra enfileiradas, uma graça. Já me arrependi de ter ficado tão pouco na região (depois desses 3 dias nas Highlands, deu vontade de ir pras ilhas, fazer a trail pro oeste e várias outras coisas que parecem super legais). Foi muito, muito bom.




E achei Inverness mesmo uma boa base - curti muito mais os arredores que a cidade em si, mas achei mesmo funcionalíssima e excelente como local para hospedagem, saídas, chegadas etc. Funciona muito.
Tem milhões de coisas pra contar em detalhes, dos passeios às refeições; tô de volta a Edimburgo (cheguei agora à noite) e logo mais ainda tem Londres na história. Quem puder, continue acompanhando as (várias) atualizações diárias no Instagram e também no twitter.



Como diriam os escoceses (e também os irlandeses, btw), this is real craic :-)))

2 comentários:

Anônimo disse...

Beleza!

Eu não tenho fotos das Higlands rock, porque nós perdemos a câmera em nossa viagem pela Escócia. Mas vendo suas fotos na Escócia, eu acho que eu ainda me lembro dos lugares que nós passamos em nossa viagem de moto.
Bjs
Carmen L.

Andrea/RJ disse...

Oi, estou planejando uma viagem para Edimburgo, esticando para as Highlands. Pretende me hospedar em Inverness. Pelo seu relato, vi que vc foi de carro. Sabe se é possível ir de trem? Tenho um pouco de medo de dirigir na mão invertida, como foi sua experiência?