12 de out. de 2012

O lago Ness (e sem Monstro)

 Meu encontro com o Lago Ness (Loch Ness para os escoceses) foi já na saída das Highlands - tomei a cênica A82, considerada uma das estradas panorâmicas mais bonitas do mundo, e mandei ver na roadtrip entre Inverness e Edimburgo.
 A viagem é looooonga e leva pelo menos seis horas de chão, sem contar as eventuais paradas - mas vale a pena, porque a paisagem é mesmo linda, linda, linda o tempo todo. Cerca de duas horas depois de sair já estamos em companhia do imenso Lago Ness - são 27 milhas de extensão, uma loucura.
 A lenda do Monstro continua movimentando (e muito) a economia local - de atrações a souvenirs. E eles brincam mesmo com  a coisa, propondo aqui e ali instalações que "simbolizem" o monstro à beira do lago, como na foto acima.
 Dizem que o Lago é muito profundo e até hoje há cientistas estudando como se formaram as "cavernas" existentes em diversos pontos.
tá vendo o monstro? ;

 O mais legal é visitar o belo castelo de Urquhart (7,40 libras o ingresso), que fica bem às margens do lago. O castelo foi todo destruído, ficaram apenas as ruínas - e talvez seja ainda mais lindo por isso.
 Quando o lago está chegando o "final", existem sensacionais eclusas em sequência (chamadas ali de Water Stairs, porque ficam mesmo em "escadinha") e conectam o Ness com outros 3 grandes lagos da região.
 E eu dei uma sorte DANADA com o tempo, como vocês podem ver - fez um dia lindo, perfeito para aproveitar as paisagens do lago.
As fotos aqui estão todas no sistema #nofilter e o passeio todinho foi, felizmente, no sistema #nomonster ;)))))

4 comentários:

Nathalia disse...

Mari,

Você alugou carro ou fez tour? Tô querendo entender a logística dos passeios às Highlands, já que não dirijo mas quero muito ir.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Eu estava de carro, que queria otimizar e visitar vários lugares no mesmo dia, e no meu próprio ritmo. Aconselho muito. Mas também dá pra ir em tours: dá pra comprar em qualquer hotel ou agência os tours em ônibus e vans que saem diariamente para vários cantinhos diferentes das Highlands.

Nathalia disse...

Brigada, Mari! :)

teresa disse...

Fiz o passeio no lago de barco, de Inverness até St Agustin, se não me engano, a cidade das eclusas, bem legal! Chegando lá fotografei uma camisa da seleção brasileira pendurada num varal...Unbelieveable!!