4 de out. de 2012

Vilarejos lindos pra você incluir na sua rota Toscana

 A gente sempre lê que uma viagem à Toscana tem que incluir Florença, Siena, Lucca, San Gemignano, Arezzo, Montalcino, Montepulciano, Pienza e Cortona. Eu mesma já escrevi sobre todas essas cidades tanto no blog quanto em matérias por aí.
 Mas o legal dessa última incursão toscana foi chegar a cidadezinhas minúsculas, vilarejos escondidinhos (alguns sem estrutura nenhuma para hospedagem, é verdade) que valem super a paradinha para visitar durante umas férias por lá.
 Além das cidadezinhas (como Carrara, Volterra e San Miniato), hotéis e restaurantes já mencionados aqui nas últimas semanas, ainda tenho uns últimos highlights para citar antes de encerrar (por enquanto) essa série toscana aqui no Pelo Mundo. Como, por exemplo, recomendar a Rota dos Etruscos, sobretudo para quem visita a Toscana pela segunda vez: são MUITAS as cidades que guardam reminiscências impressionantes, de ruínas a museus, do período em que a Toscana toda esteve sob o domínio deles.

 A fofinha Sovana é, provavelmente, a mais rica delas nesse sentido: apensar de pequenininha e acanhada, tem não só museus bacanérrimos como o tesouro de San Mamiliano, a tumba de Ildebranda e a fascinante necrópolis do Parco Cittá del Tufo (passeios para um dia inteirinho na cidade).

Outros borgos e vilarejos que merecem muito a visita - nem que seja por só "meio período", numa tarde ou manhã bem tranquilas, são os fofos Bolgheri (gracinha!!!), Massa Maritima, Sorano e Pitigliano. Todos eles, a propósito, estão na rota dos etruscos, cheios de ruínas. E são pequenos, tranquilos, de ruelas estreitas e restaurantes escondidinhos, do jeitinho que a gente gosta ;)

6 comentários:

Luana Santos disse...

Mari,

Desculpa pentelhar mas já pentelhando, não se esquece de por o contato do motorista que você usou para os passeios nas vinícolas! Por favor!!!

beijoss

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Luana, quando eh sua viagem? q fiquei no Brasil tao corrido e tao rapido q esqueci completamente e agora ja to viajando de novo... ta no caderninho q levei pra italia, la em casa :(

Luana disse...

Mari,
Vou semana que vem, dia 13! Mas só chego Florença no dia 17 e só a partir do dia 20 estarei no laticastelli! Mas se não der para você passar o nome, sem problemas! Já peguei tantas dicas boas com vc e no seu blog!!
Você tem idéia de onde posso pesquisar um motorista?
Ps: vou postar fotos da viagem no instagram e vou tentar fazer um míni diário! Se conseguir te encaminho!!!
Bjos e boa viagem!!!!

Anônimo disse...

Vou anotar pra incluir na listinha por se algum dia eu vou a Toscana(eu já sinto que tenho que ir...)
Bjs
Carmen L.

Jorge Luiz de Oliveira Júnior disse...

Mari,

Estarei viajando em agosto:Roma- Toscana- Veneza, total de 11 dias.
Programamos 4 dias em Roma,porém estou em dúvida sobre o tempo de estadia em Florença e Veneza.
Pensei 04 dias na Toscana (Florença com bate e volta em outras cidades) e 03 em Veneza,porém estou em dúvida se passo 5 dias em Florença e penas dois em Veneza.
O que você indicaria?
Bjs Erika

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Erika, Jorge
eu ficaria apenas 2 noites em Veneza e cinco em Florença, para poderem conhecer bem a cidade e ainda fazer uns dois bate-e-volta legais ;)