13 de dez. de 2012

A Turquia está (muito) na moda


Já falei aqui que poucos lugares do mundo (por mais que eu ame praticamente todos os que visitei) tiveram tanto impacto sobre mim quanto Istambul. E não foi só da primeira vez, não; na segunda visita, fiquei tão abobada, atordoada e emocionada quanto da anterior. Acho impossível descrever essa cidade – e repito: segura e sedutora também para mulheres viajando sozinhas. E voltaria para lá quantas vezes fossem possíveis. 
E a Turquia não é só Istambul, é claro. Agora, servindo de pano de fundo para a novela das nove (nove e meia? Dez? eu nunca sei), Salve Jorge, a Capadócia também atrai todos os olhares dos brasileiros. Digamos que, agora, a Turquia toda esteja mais na moda por aqui do que nunca.
Tradição e modernidade ali caminham lado a lado (como em mulheres de jeans e top ao lado de mulheres com os rostos cobertos em trajes locais), entre herenças otomanas e bizantinas, mesquitas exuberantes, pontes imensas e paisagens arrebatadoras, como as montanhas “furadas” da Capadócia e suas cavernas subterrâneas impressionantes, ou as rotas de perfume e seda do Éfeso. A mistura perfeita de Ásia, Europa e, por que não?, um toque de Oriente Médio.
A onda tá tão forte que tem operadoras que estão se especializando em roteiros para lá, como a MegTur e a Seculo XXI, e  a TurkishAirlines também anda vira e mexe com promos para lá em seus voos direto (também dá pra chegar facinho com outras companhias aéreas fazendo conexão em alguma capital europeia). 
Se eu fosse você, ficava bem de olho. 

2 comentários:

Fe costta - viaggio-mondo disse...

Mari, quanto tempo!!! Andei sumida com o pequerrucho que chegou ha pouco tempo! :)
Ai, Turquia é a minha queridinha, adoro aquilo de paixao!! Agor que está na telinha da GLobo, sem duvida vai se tornar objeto de desejo de muito brasileiro. :)
Beijokas!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Fe, que legal vc de volta aqui!!! saudade!!!