8 de jan. de 2013

Fotografia de viagem: beleza nos olhos de quem vê ;)

 Quem é que resiste a sacar a câmera quando vê uma imagem legal hoje em dia, com a facilidade de fotografar, salvar e armazenar imagens atual, não é mesmo? Não estou falando dessa febre de filmar e fotografar shows ao invés de prestar de fato atenção neles, ou do frenesi para fotografar "famosos", veja bem. Quero dizer que acho que há um wannabe-fotógrafo que aflora dentro de todos nós quando viajamos, não importa para onde. Tem quem é louco por animais, por águas, por montanhas, por detalhes, por gente ou por tudo isso misturado. Tem destino que ajuda, é claro, entregando de bandeja luzes, formas, reflexos até ao viajante mais desatento.


  Mas a verdade é que acredito mesmo que nossos olhos se educam, quando viajamos, a procurar o belo e pitoresco mesmo nos cenários mais improváveis.  Mesmo através dos olhos mais improváveis. Vamos aprendendo a valorizar o diferente, o instigante, o cativante - e mudamos também, creio eu, nossa própria noção de "belo".  Afinal, chavão dos chavões, a beleza está - e está mesmo - nos olhos de quem vê.


  Se ainda existissem aquelas loooongas sessões de (toc, toc, toc) slides pós viagem, aposto que elas seriam ainda mais longas (afinal, hoje tiramos milhares de fotos numa única semana em férias) mas também tenho certeza que seriam muito, mas muito mais interessantes do que eram antigamente.


Hoje é dia do fotógrafo. Tenho a sorte de ter vários (e talentosíssimos, por sinal) amigos fotógrafos que registram maravilhas por onde passam mundo afora. Que continuam enfrentando muitas vezes intempéries climáticas e distintas formas de violência para fazer o seu trabalho, para trazer beleza (mesmo que dura ou triste, em alguns casos) em forma de imagem a nós. Que eles continuem nos inspirando, e inspirando nossas viagens e nosso olhar sobre elas, sempre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto!
Mas primeiro uma reclamação: Puxa, eu gostava das sessões de slide pós viagem (não entram aqui casamentos, batizados festinhas infantis e assemelhados!!);
Agora, um puxão de orelhão e uns tabefes em mim mesma: Suas fotos estão lindas, Mari!!!! Acho que sempre vejo no celular, agora no computador.... UAU!!!! Desculpa se algum dia falei que vc escrevia melhor que fotografava :)
Já pode receber parabéns pelo dia do fotógrafo ! :)
Bjs,
Carla T.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

hahahahaha brigada, Ca! Mas, ó, nem tenho pretensão de ser tão boa nas fotos como meus amiguEs fotógrafos. Escrever sempre será mesmo meu negócio :)))))

Lillian Brandão disse...

Linda reflexão. Concordo plenamente que todo viajante tem um pouco de fotógrafo. As fotos nos levam a viajar e as viagens nos rendem belas fotos. Um ciclo constante e fantástico!
Parabéns pelas fotos e pelo Dia do Fótografo!

Beijos,
Lillian.

CarmeLa disse...

Gosto da maneira como você olha para o mundo em torno de nós.

Eu gosto de suas fotos, especialmente as fotos que aparecem nas pessoas.
Bjs
Carmen L.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carmem, querida, eu também adoro o jeito como vc olha para o mundo ;)