30 de jan. de 2013

Santos para crianças: um passeio pelo Orquidário e pelo Aquário

Não tenho filhos, mas saio e viajo às vezes com amigos que têm. E tô prestes a ganhar meu primeiro sobrinho, então esse universo cada vez mais me interessa :D
Que criança, em geral, adora praia a gente já tá careca de saber; afinal, todos nós já fomos uma um dia ;) Então um destino litorâneo, como Santos, por si só já teria atrativo suficiente para entreter a molecada.
Mas nessa viagem da semana passada, convidada pelo Mercure Santos (review aqui), mais que no mar, na areia, na piscina, nas bicicletas na orla, eu vi mesmo a criançada pirar na batatinha em dois passeios específicos: no Orquidário e no Aquário de Santos (o ticket combinado para as duas atrações custa R$8 adulto e R$4 criança).
Não é de se estranhar, claro: os dois lugares estão lo-ta-di-nhos de animais de todo tipo e a empolgação das crianças com eles, sobretudo os menorzinhos, falando, apontando, pulando de animação, foi mesmo um barato (um garotinho levou o aquário às gargalhadas ao gritar "mãããããããe, vem ver as piranhaaaaaas!" :D )
 Orquidário
O Orquidário foi uma surpresa, de tão bem cuidadinho que está. Muita vegetação e muitas flores diferentes em caminhos sinuosos com direito a pontezinhas sobre lagos e até um parquinho sobre piso emborrachado. A estufa foi o único local que não me pareceu bem cuidado, com as orquídeas já nos últimos suspiros - e estava mesmo TÃO quente lá dentro que estava vazia.


 Várias espécies diferentes de pássaros circulam pelo parque; e um lindo flamingo se escondia dos holofotes no laguinho ;)  Ainda cruzei com pacas se alimentando aqui e ali e causando alvoroço na criançada, e os pequenos também se amontoavam diante das jaulas do crocodilo e do gato do mato. Ficaram no maior momento "óiiin" quando viram a veterinária dentro da jaula do macaco com o bichinho em seu colo, no maior chamego.





 O parque é maior do que aparenta por fora mas está todo cheio de plaquinhas para ninguém se perder ali dentro ou deixar de ver algum cantinho. Gostei muito das áreas "sensoriais" do parque: cantinhos com instruções tipo "feche os olhos e ouça" e outros com texturas, como a área de diferentes tipo de solo, que fazia a alegria das crianças pisando de um canto a outro.


Aquário
 Fiquei com algumas ressalvas pessoais com a maneira com que alguns animais são mantidos ali, mas não sou bióloga ou veterinária para poder palpitar sobre isso. A excitação das crianças no aquário era evidente, grudando literalmente as carinhas no vidro a cada animal novo que viam - lembrei muito da Viajando com Pimpolhos :P
 E já aviso aos papais e mamães que por ventura leiam esse post que elas ficam mais frenéticas ainda na lojinha à saida :))))
 Achei que os pinguins e o leão marinho (só tinha um, ao menos no dia que fui) seriam os naimais preferidos da garotada; mas, pelo que vi, os pais se empolgaram mais com eles que os filhos.

A criançada pirava mesmo frente ao aquário dos tubarões - e os "peixinhos Nemo" também causavam uma algazarra tremenda.
São tantos aquários diferentes que dá bem para passar umas duas horas inteiras com os pequenos por ali.
Quem disse que o sapo não lava o pé? :P
Juntando as duas atrações (encontrei várias famílias que tinha visto no Orquidário depois no Aquário), acho que fica uma tarde inteirinha bem boladinha de entretenimento para os pequenos.

3 comentários:

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos disse...

Ah....as pimpolhas iam adorar mesmo!! Qualquer criança adora ver bichos (mesmo se temos ressalvas quanto ao seu confinamento...).
Merci pela lembrança do nosso blog!
Bisous

Carmem Silvia disse...

Muito bons os posts sobre Santos. Difícil alguém "de fora" escrever sobre os passeios na cidade.
O melhor de tudo foi que esse convite trouxe você até a nossa varanda!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carmem, querida, elogio de moradora conta em dobro! Foi mesmo uma delícia passear em Santos e ainda conhecer a varanda mais famosa da cidade ;)