15 de jan. de 2013

Turismo HiLo: barbadas de viagem em passeios e tours


Essa série de barbadas no turismo HiLo começou nesse post aqui. Para ler todos os posts da série, clique AQUIA gente já discutiu aqui como cacifar bons voos com preços mais em conta e como se hospedar em hotelões com preço promocional. Mas uma viagem ainda conta com restaurantes, transporte local e, é claro, passeios.  É claro que se aventurar no destino por conta própria é uma delícia, mas existem casos em que ter alguém “cuidando” do seu passeio é mais seguro, interessante e até correto – como quem quer visitar vinícolas e degustar os vinhos e, obviamente, não pode dirigir; ou quer evitar ser extorquido por taxistas em destinos excessivamente turísticos; ou quer conseguir juntar várias atrações e lugares num mesmo tour.

Para começar já chutando o balde, que tal um passeio legal e GRÁTIS? Tem, sim, e já falei deles aqui e no Saia pelo Mundo: trata-se dos free walking tours do sempre ótimo grupo Sandeman´s que rola em várias cidades européias.  Gratuitos, pontuais, animados e super bem feitinhos, são promovidos pela empresa com o propósito, na verdade, de vender seus outros tours pela cidade; mas eles só são oferecidos ao final, e muito discretamente (os guias trabalham pelas gorjetas)  - reúnem gente de tudo quanto é idade e nacionalidade, o que é mais legal. São excelentes quando a gente chega numa cidade desconhecida e quer “dar uma situada” ou quando revisita um destino que curte mas não tá numas de refazer todos os lerês pelas atrações turísticas. Nas capitais européias e grandes cidades americanas também é super fácil encontrar walking tours gratuitos de outras empresas; basta usar o bom e velho google.

O Travelzoo (sim, de novo ele) também anda vendendo uns pacotinhos para alguns destinos. Os melhores aparecem nos Top 20 que vem na newsletter e costumam incluir as noites de hospedagem e uns dois passeios no local, vale ver. Os famigerados sites de compras coletivas podem ser bons para isso também: no Brasil já são super frequentes os serviços turísticos vendidos nos maiores (de turismo de aventura a passeio de escuna) e em destinos no exterior, sobretudo nos EUA, dá pra cacifar coisas bem legais, de musicais e teatro a tour por vinícolas.

Outra opção é pesquisar bastante os tours privados oferecidos no destino. Esses tours costumam ser mais caros, claro, porque são personalizados, mas trata-se de do mais caro pode sair barato: como o tour é só seu (e de quem eventualmente te acompanha), e neles o passeio de um dia costuma durar um dia mesmo (e não 6h, como na maioria dos receptivos de grupos), você consegue, em muitos casos, juntar vários lugarzinhos no mesmo passeio – como eu fiz na África do Sul com a WOW Cape Town Tours, por exemplo, dentre outras.

Tem mais dicas desse tópico? Plissss, são super bem-vindas na caixinha de comentários!

2 comentários:

Carolina disse...

Super recomendo o "Discover Walks". Fiz em Montmatre e adorei. A guia super simpática, atenciosa, divertida.
E de graça! Claro que, se vc quiser, rola de dar uma gorjeta... Mas nada de preço fixo: fica ao gosto do freguês.
Conversando com a guia, Flora, descobri que o serviço ja esta se espalhando por outras cidades européias.
Vou procurar o serviço na Itália, nas próximas ferias! :)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Excelente dica, Carolina, obrigada!