10 de jul. de 2007

Mulheres em Pamplona

A Bárbara Conti, nossa "correspondente" na Espanha (publicitariaeviajante.blogspot.com/), esteve neste final de semana na Festa de San Fermín, em Pamplona, que termina no próximo dia 14. Ela conta que a festa toda é como um grande carnaval que dura a noite toda - todos usam obrigatoriamente o lencinho vermelho no pescoço, tradição da festividade - e, ao contrário do que muita gente pensa, termina com a famosa corrida dos touros.
O curioso é que agora as meninas e mulheres da cidade querem sua própria versão do festival: enquanto os homens correm dos touros pelas ruas de Pamplona, elas querem correr com vacas. O movimento, que tem o engraçadíssimo slogan "Vacas querem correr", foi lançado por um site de estudantes da cidade (http://www.estudiln.net/) e quer que as meninas possam ter corridas (localmente chamadas de "encierros") separadas, só para mulheres. Aliás, não faz muitos anos que as mulheres foram "autorizadas" a participar da festa de San Fermín e são, portanto, minoria entre o exército masculino que todos os anos tenta escapar de dezenas de touros num circuito de quase um quilômetro. No site da movimento há ainda outras frases engraçadíssimas como "As vacas, assim como bois, têm quatro pernas e instinto natural de corrida". Vale conferir.

7 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Sensacional, as mulheres tem todo o direito de correr também!!!

Bjo

Anônimo disse...

Oi Mari!
Pode ser cultural, o que for, mas acho sem noção ficar correndo de touro e agora a mulherada querer correr de vaca!!!?? Bizarro demais, deixa os bichinhos em paz.

Gostei da Corre Spondente !! :D

Bju

Diogo disse...

Hahahahahahahahaha, adorei a história das milhas!!!

Mil beijos, Diogo

Anônimo disse...

Não curto a história desse corrida dos touros, mas não deixa de ser muito divertido as mulheres reivindicarem poder correr das vacas! Espanhóis são sempre muy divertidos!

Anônimo disse...

Concordo com a Ju: a corrida em si é uma bobagem nos dias de hj, mas a reivindicação das mulheres é divertidíssima.
E muito bacana saber que é um grande carnaval - disso eu não fazia a menor idéia.

Chris disse...

E aí, Mari? Vc vai viajar mesmo a Buenos Aires?
Espero que as informações no meu site e no Goitacá tenham ajudado.
[]'s

Anônimo disse...

"Vacas querem correr" é de matar qualquer um de tanto rir! Até que é uma maneira bem humorada de lidar com essa corrida tão estúpida de touros. Mas que deve ser uma festança e tanto, isso deve!