24 de ago. de 2007

O velho sonho de "picar a mula"

Para aqueles que decidiram simplesmente que pretendem respirar novos ares, muita calma nessa hora. Tomar um avião e começar do zero em outro país não é tarefa fácil. Além da saudade da família, dos amigos e do arroz com feijão, viver em outro país também tem busca por emprego, procurar um teto, fazer supermercado, pagar impostos, ter rotina, sofrer preconceitos e todas essas coisas que estamos acostumados por aqui. Sim, o ritmo lá é outro, mas cada país tem sua cultura, suas crenças, seus valores, suas tradições – avalie bem tudo isso antes de escolher o seu alvo no mapa-mundi. Não adianta mudar para qualquer lugar: tem que ser um país que combine com você, com seu estilo, suas preferências e suas pretensões. Como viver bem num país extremamente tradicionalista se você é todo arrojado?
A decisão de fazer sua trouxinha e mudar para outro país não pode ser tomada intempestivamente nem no meio de uma deprê pós relacionamento rompido. Tem que ser pensada, estudada e planejada. Uma das coisas mais legais de morar fora é ampliar seus horizontes. Conviver com outras pessoas, outra língua, outra cultura faz toda a diferença. Mas é preciso estar preparado para os percalços, como precisar mudar de apartamento e deparar-se com proprietários que não alugam para estrangeiros, ficar um tempão procurando emprego na sua área e ter que contentar-se com o que no Brasil consideramos subempregos e outras coisas do tipo.
Antes de viajar, faça uma pesquisa extensa, de preferência com relatos de amigos ou conhecidos que morar ou já moraram fora, para encontrar o melhor destino para você e ter informações mais detalhadas sobre onde procurar emprego e moradia com segurança. Bons sites para fazer sua pesquisa antes e depois de decidido seu destino:
http://www.brasileirosnaeuropa.com/ (geral)
http://www.expatica.com/ (peral)
http://www.jangada.org/ (França)
http://www.spainexpat.com/ (Espanha)
http://www.movidabarcelona.com/ (Barcelona)
http://www.oilondres.com.br/ , http://www.leros.co.uk/ e http://www.brasilnet.co.uk/ (Londres)

Um comentário:

Chris disse...

Que post excelente, Mari! Muito bom mesmo.