26 de nov. de 2007

Luxo em pleno Amazonas - ponto de partida - Manaus

Manaus tem 1,5 milhões de habitantes e é cheia de contrastes, com natureza exuberante e ruas sujas no centro da cidade. À primeira vista, confunde. Seu nome é uma referência aos índios manaos, seus primeiros habitantes, mas foi somente depois do século XIX, com o advento da borracha, que Manaus despertou a atenção do Brasil e do mundo. O Teatro Amazonas é, sem dúvida, o ponto alto de uma visita à cidade e um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico da época da borracha. Seu salão de espetáculos tem 700 lugares e o edifício foi construído com tijolos trazidos da Europa, vidros franceses e mármore italiano; tem salões suntuosos, piso em marchetaria e histórias de fantasmas .
Também extremamente ligado ao ciclo da borracha, o Porto, na margem esquerda do Rio Negro, tem arquitetura peculiar projetada pelos ingleses, com cais que acompanham enchentes e vazantes.
Manaus também tem praia e a mais famosa é, sem dúvida, Ponta Negra, uma praia fluvial que fica a cerca de 13km do centro da cidade, dividindo espaço com o parque cultural de mesmo nome. Tupé e Lua também são praias fluviais interessantes, com áreas que variam entre 20m a 80m de largura, dependendo da época de cheia ou seca do rio Negro. O artesanato e a culinária local também são pontos fortes e as frutas fazem a alegria dos visitantes em todo canto: açaí, cupuaçú, graviola, buriti e taperebá estão entre as mais pedidas. Para os ansiosos para deparar-se com a rica fauna da região, o endereço certeiro é o Jardim Botânico Adolpho Ducke, uma reserva ecológica de 100 km² considerada a maior do mundo..

5 comentários:

FILIGRANA disse...

Mari, bem interessante sua visão sobre a cidade. Pelas fotos que vi do Teatro, é belíssimo e parece que a acústica é excelente.

Baideuei, a estante branca moderna e bonita é de onde ?
beijinhos,
Majô

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Majô, a estante é da lojinha de artesanato que fica dentro do próprio Teatro Amazonas. A estante acho que não estava à venda (rs), mas as peças eram todas lindíssimas!

FILIGRANA disse...

Imagino que tenham artezanato lindíssimo !

beijos

Anônimo disse...

Mari,

Você pasó muita calor???

Eu tenho um primo em segundo grado que está casado com una garota de Manaus. Ela é muito guapa e também simpática, mais nâo conoce nada de Brasil fora de Manaus.
Ela adora Manaus, mais dize que hace muito calor, agora ela vive em Espanha e tiene un filho (baby, mitad brasileiro mitad espanhol).
Um beijo
Carmen

Mari Campos disse...

Carmen, hacía muuuuuuucho calor, insuportable mismo! Casi cómo en Bangkok!!!