5 de dez. de 2010

Travessia a Peulla: vai por mim, faça!

 Nunca fiz o cruce completo dos lagos, de Puerto Varas a Bariloche, infelizmente (dizem ser um dos percursos de viagem mais lindos do planeta). Mas dessa última vez em Puerto Varas, tive o prazer de fazer a travessia a Peulla, um passeio que, reza a lenda, tem sido cada vez mais procurado pelos brazucas (em Puerto Varas, dá pra comprar o passeio com a Turistour ou dá pra comprar online com a Cruce Andino)
Saindo de Puerto Varas, a primeira parada é nos lindos Saltos de Petrohue (acima).
 Depois, Lago de Todos os Santos (ou Esmeralda) com essa cor INCRÍVEL pra tomar o barco responsável pelo cruce.
 E então começa o desfile de paisagens embasbacantes, que dura 1h50, até chegar a Peulla. Uma sequência impressionante de vulcões, cerros, cordilheira, cachoeiras.
 A maioria fica dando voltas na parte externa do barco sem saber exatamente onde se deter, porque TUDO parece igualmente lindo.
 Até os pequenos ficam malucos!
 E então a gente chega ao portinho de Peulla.
 Ali, os passageiros se dividem: tem gente que segue dali no cruce até Bariloche, gente que vai pernoitar ali e gente como eu que tava só a passeio. Quem quer comprar passeios locais compra diretamente ali, no porto, com um pessoal super atencioso (e que fala português). Senão, basta explorar o vilarejo.
 Passeios de barco, cachoeiras, trekking, passeios em 4x4, tirolesas, picnic, atração ali não falta. Dá até pra sentar e ficar só admirando tanta beleza.
 Fala sério: eu tive uma sorte dos deuses de pegar um dia estupendo como esse para a travessia, não???
 Pra quem dorme ali, as opções são o centenário hotel Peulla e o belo hotel Natura, ambos de propriedade da família do simpaticíssimo Don Alberto, que está sempre no restaurante, na recepção, nas redondezas, checando se está todo mundo feliz e contente. Gracinha mesmo. Os restaurantes dos hotéis são também a única opção de alimentação em Peulla, porque o pueblo é minúsculo. Tem gente que leva picnic - o que não falta ali é espaço pra isso - mas eu encarei o almoço no Hotel Natura e foi absolutamente delicioso (um perfeito salmão na manteiga negra, por sinal).
 Óia o povo empolgado na Tirolesa do véu da noiva!
 E o passeio no 4x4 que entra no rio, sucesso absoluto entre a garotada:
 Fazendo o passeio de um dia, a gente fica por 4 horas em Peulla - como é pequenininha, dá tempo de passear bastante e comer tranquilamente. No fundo, Peulla é uma fofura mas o lindo mesmo dessa viagem é o ir e vir pelo lago, com tantos vulcões no caminho, tantas cachoeiras. Você embarca de volta a Petrohue feliz da vida, sabendo que mais 1h50 de belezas estão pela frente.
Fabuloso passeio.

16 comentários:

Junior (JRviajando) disse...

Mari, assino em baixo!
Fiz esse passeio há três anos e tenho guardado como uma das experiências mais agradáveis numa viagem.
É lindo, é tranquilo, é revigorante!

Parabéns e obrigado pelo relato. Foi uma delícia relembrar e sentir vontade de voltar...
Jr.

Professora Carla Nogueira disse...

E vc sabia que fazer o passeio assim por partes sai muito mais em conta? Eu não fiz o Cruce inteiro, do Chile fui até Peulla e do lado argentino fui até Puerto Blest. E gastei muito menos que a travessia completa... Mas Peulla é realmente lindinha...

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Grande lembrança, Carla! Fazer metade do passeio em cada país, além de tudo, ainda sai mais barato :-) (se bem que a ideia de pernoitar em Peulla pra fazer o cruce completo também me agrada)

Valéria disse...

Oi Mari!
Pelo que vejo vai ser difícil esquecer essa viagem, a cada dia você me faz revivê-la. Peulla é o paraiso! A união da natureza e da paz ou a paz da natureza...

Unknown disse...

Oi Mari,
Fiz este passeio em 2008, mas estava nublado, mesmo assim a cor da água é impressionante. Eu reservei pela Turistour aqui do Brasil mesmo, pelo site. Foi bom porque teve reajuste da tabela e eu paguei o valor acertado por e-mail.
As fotos estão lindas!

Valéria disse...

Olá, descobri seu blog pesquisando sobre Bergen. Dai acabei lendo outros posts também incluindo este da travessia porque não conhecia ainda e agora já estou com vontade de fazer. Tenho um blog de viagens também com informações e dicas de países da Europa. Agora vou postar sobre o Marrocos, minha última viagem. Se quiser, passe por lá para dar uma olhada.
Um abraço
Valéria
http://foradomapa.dimambro.com.br/

Cesar disse...

Olá,

gostaria de saber com é a volta do passeio, de barco ou van, e o retorno já vem incluso no preço do passeio,
antecipadamente agradeço a atenção,
Cesar.

Cesar disse...

Olá,

gostaria de saber com é a volta do passeio, de barco ou van, e o retorno já vem incluso no preço do passeio,
antecipadamente agradeço a atenção,
Cesar.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Cesar, vc compra cada um dos trechos da travessia avulsamente. Se vc clicar nos dois links citados no post, vc confere as infos e preços direitinho.

Lica disse...

Olá Mari,

Sabe informar o valor do passeio 4x4? Qual a empresa devo procurar para fazer os passeios em Puerto Varas?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Lica, os preços certamente mudaram muito desde que fiz a travessia - como vc pode ver, o post já tem mais de dois anos. Procure em Puerto Varas (ou antes mesmo, via internet) qualquer uma dessas duas empresas que estão linkadas logo no começo do post, que foram as que usei.

ana disse...

Olá Mari!
Estou planejando ir em dez/13. Pretendo ficar 4 dias (chegada 19, partida em 24) inteiros hospedada em Puerto Varas, e fazer alguns dos passeios sugeridos.
Você esteve por lá neste período? Estou, pra variar, pensando no clima. Frio moderado nesta época?
Obrigada,
Ana Silvia

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Ana. Quando eu fiz, em novembro de 2010, peguei calor. E em dezembro de 2008 também. De usar manga curta mesmo - talvez os muito friorentos precisem de um sueterzinho.

ana disse...

Obrigada Mari....De todo modo, pelo que li, nos pés botas ou tênis, certo? Deixarei as sapatilhas para Santiago do Chile...para onde pretendo ir depois.
Aproveito para te dizer, que as postagens sobre a região estão ótimas. Meu dilema agora é escolher o hotel...Reservei o Solace e Gran Hotel Colonos Del Sur. Estou doidinha por um quarto de frente para o lago! Não sei qual escolher...
Desculpe-me por postar o assunto dos hotéis aqui, já que li os comentários sobre o hotel em outro lugar...Mas acabo me perdendo ....
Ana Silvia

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Bota acho exagero, Ana. Só se vc for subir até a parte da estação de ski, que costuma ter neve no topo mesmo no verão (mas daí só o teleférico funciona). Tênis é mais que suficiente; e ajuda pra vc caminhar e aproveitar. O Colonos del Sur tem mais quartos com vista para o lago. Mas fiquei no Solace em 2010 e achei o hotel uma graça.

ana disse...

Blza Mari.Também estou pendendo mais para o Solace....Pelo que vi nas fotos ele está mais no centro da cidade.
Ana Silvia