28 de jan. de 2011

Chifas: a excelente baixa gastronomia em Lima

 Claro que uma visita a Lima inclui boa gastronomia. E deve incluir experimentações mil de ceviches, pescados e pratos da cozinha criolla em restaurantes como Astrid&Gastón, Pescados Capitales, Mesa18 etc. E eu fiz tudo isso. Mas também fiz questão de provar outro aspecto tão típico da cozinha peruana: comer num chifa.
 Os Chifas são restaurantes de cozinha chinesa. Chinesa, vírgula; porque é uma baita fusão chino-peruana, isso sim (afinal, o Peru tem uma das maiores colônias chinesas do continente).  E é por isso mesmo que ela é tão especial. Comer num Chifa não se parece em sabor com nada que você já tenha experimentado antes. São capazes de incluir picantes e condimentos tão típicos da cozinha peruana num simples chop suey.
 Os Chifas estão por toda parte, mas em Lima são ainda mais abundantes. Sobretudo, é claro, no Barrio Chino, a Chinatown local. Lá eles têm todos praticamente a mesma cara e o mesmo preço. Os três irmãos peruanos que conheci na Ilha de Páscoa (que me deram altas dicas, por sinal) me disseram para fugir dos bufês, que teriam má cozinha. Então apostei num à la carte, que eles mesmos tinham me sugerido, com jeito de sujinho de Sampa melhorado: o Ton Kin Sen (Jr. Ucayali con Calle Capón)
 Você pode pedir item por item ou pode pedir um dos menus de almoço disponíveis, com entrada, prato, bebida  por preços entre 11,90 e 14,90 soles, dependendo dos pratos. O golpe de misericórdia: a bebida é sempre, sempre, a famigerada Inka Cola - e todos, tooooodos os peruanos acham mesmo que Chifa sem Inka Cola não é Chifa de verdade  :S
 Sacou a cor do agridoce, cheia de toques Peruanos???
 Mas vou dizer: apesar dos receios iniciais, a comida estava muito boa. Os dumplings estavam perfeitos - e a mistura exótica dos sabores é mesmo super interessante.
 Quer saber? Vá, sem medo.
Uma experiência gastro-antropológica das mais interessantes, viu?

2 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Menina!
Sou doida para conhecer o Peru e na minha casa não consigo companhia. Meus filhos e meu marido implicam com essa viagem que sou maluca para fazer.
Ainda vou convencê-los.
Beijo
Claudia
www.viajarpelomundo.com

Ana disse...

Oiii..estou cada vez mais louca para ir a esse lindo e intrigante lugar..to na contagem regressiva..otimo post,adorei!
Bjs, bom fim de semana!