21 de fev de 2011

T.O.C.s de viajante - eu tenho, e vc?

Momento confissão: sofro de uns T.O.C.s de viajante. Mesmo. Ao viajar com muita frequência, peguei umas maniazinhas que não saem de mim de jeito nenhum.

- arrumo mala sempre nos 45 do segundo tempo. Amo todo o ritual de viajar, exceto fazer mala. Então faço rapidinho, rapidinho, de última hora. Quando o voo é de manhã, curto mesmo é fazer de madrugada.

- por mais que eu pense nas árvores, não consigo, não consigo, não consigo não imprimir meu e-ticket. É mais forte que eu. 

- não consigo viajar sem bagagem de mão. Também é mais forte que eu. Depois de alguns extravios de bagagem - inclusive uma vez que a mala chegou na minha casa depois de mim - mesmo que eu leve só a bolsa do note, vai uma mudinha de roupa espremida ali dentro.

- saio de casa cedo. Sim, eu sou daquele tipo que chega mesmo com 3 horas de antecedência para os voos internacionais e 1h pros nacionais. Se SP tem previsão de chuva, prefiro pegar o shuttle pra Cumbica uma saída antes. Não me importo de ter tempo sobrando no aeroporto (tenho pavor é de ter que correr nessa hora).

- na verdade, curto muito aeroporto. Já falei disso mesmo pra vcs há um tempinho. Chego cedo, faço check in rapidinho porque cedo as filas costumam ser pequenininhas (e sempre que possível já fiz o web check in antes) e vou direto pra sala vip do meu cartão de crédito. Abro o computer e nem vejo o tempo passar até a chamada do voo (ok, se for depois do meio-dia, uma tacinha de vinho ou espumante me acompanha pra alegrar a vida, vá).

- sento sempre o mais na frente possível do avião. Sempre. E salvo raríssimas, raríiiiissimas exceções (tipo voar pro Santos Dumont), corredor. Janelinha me dá coisas.

- não sento na saída de emergência por nada nesse mundo  (meu assento predileto é a primeira fileira da classe econômica, logo na divisa com a business. Quer dizer, meu assento preferido é na business, mas... vcs sabem... a caristia... coach it is :-D )

- entrar em Airbusão ou Boeingzão me dá um certo alívio. Quanto maior o avião, menos medinho eu tenho.

- checo pelo menos 5 vezes, entre sair de casa e entrar no avião, onde estão meu passaporte e passagem.

- vou pro portão de embarque somente quando chamam o voo. Nem um segundo antes, nem um depois. Não consigo nem ver aquele povo que faz fila quilométrica no portão quando o voo nem foi chamado.

- a bolsa do note ou mala de mão vão sempre no compartimento de bagagem,claro; mas a minha bolsa, invariavelmente, vai nos meus pés. E uma ou duas opções de leitura no colo, claro. Mesmo quando os assentos são apertadinhos.

- antes da decolagem, já acomodei travesseirinho e cobertorzinho. E, provavelmente, já tirei o sapato por baixo dele. Nunca durmo, mas é bom ter alguma sensação de aconchego naquele aperto.

Bom, confessei pra vocês vários detalhezinhos #aloka que habitam em mim no mundo das viagens. Mas, no fundo, todo viajante tem, sim, seus T.O.C.s, não adianta negar, vá. Se você quiser entrar na dança, conta pra gente aí, na caixinha de comentários, quais são alguns dos seus.  É terapêutico :-)))))))

33 comentários:

Oscar disse...

Acho que todo bom viajante tem seus TOCs
Um outro alem dos citados que me acometem é checar se estou devidamente preparado com alguma coisinha para beliscar durante o voo.. Nesses tempos de cada vez mais economia no serviço de bordo ter aquele chocolatinho e uma bolachinha na bagagem de mão é fundamental..,
Ahh eu odeio chegar correndo no embarque

Bruna Ribeiro disse...

Mari, adorei :)
Alguns dos meus:
-checo 50 mil vezes meus documentos, antes, durante e depois...toda hora.
-faço a mala bem antes, gosto de ir fazendo aos poucos, cada dia coloco um pouquinho.

beijão

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oscar, eu não preciso da comidinha à bordo, mas esqueci de mencionar que o chicletinho pra aterrissagem é FUNDAMENTAL :-)))

Valéria disse...

Oi Mari!
Como aqui em casa tudo quem organiza sou eu achava que era meio neurótica, mas agora estou vendo que sou normal, rsrs. Verifico mil vezes se estou com todos os documentos, vouchers e etc. Aliás antes de tudo faço um rol de todas as providências, inclusive de ordem prática da casa como, deixar dinheiro para pagamentos, para quem fica, o que tenho de comprar antes de viajar (se vou para o exterior rol de medicamentos de emergência que levo, uma farmacinha básica). Arrumo a mala com antecedência pois verifico antes se as roupas estão em ordem e engomo todas as peças antes de guardar na mala. Indo em direção ao aeroporto vou fazendo uma varredura mental para ver se esqueci de algo enquanto é tempo. Já o maridão tem verdadeira neurose em relação ao horário, ficamos sempre de bobeira no aeroporto durante um tempão!

Carolmay disse...

Ihh Mari, tenho exatamente os mesmos TOCs que vc, tudo muito normal! rsrs Bjos

Karla Gê disse...

Mári!
Eu tenho esses tocs tbm,alguns iguais aos seus, outros bem diferentes e um dos meus tocs é planejar a viagem com mais de um ano de antecedência (#aloka), por isso, preciso te perguntar uma coisa:
Vou fazer um voo de Milão para o Rio pela Air France. Pego o avião as 10h em Milão e chego em Paris as 12h, mas meu voo para o Rio é só as 23h, então a pergunta é: tenho q despachar as malas pro Rio assim q chegar no aeroporto (as 12h)? ou tenho q recolhê-las e redespachá-las para o Rio só qdo for fazer o check-in de novo as 20h? É q nunca peguei voo com conexão e não sei bem como funciona.
beijos

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Karla, esse TOC da maxi antecedência eu também tinha, sabia? Agora é o contrário ;-)
Sobre o voo, em geral, quando vc pega voo com conexão, pode despachar a bagagem direto para o aeroporto de destino. Existem exceções, como Santiago do Chile ou São Paulo, nas quais obrigatoriamente vc tem que tirar as malas da esteira e despachar de novo por questões de alfândega. Paris nunca foi assim - então, teoricamente, você vai despachar as suas malas em Milão e recolhê-las somente no Rio. Maaaaassss, se alguma coisa mudar, vc recolhe as malas em Paris e entrega na mesma hora, após passar pela alfândega, num balcão de baggage drop, bem rapidinho, e já fica livre. De qualquer maneira, confirma essa informação na hora do check in lá em Milão só por via das dúvidas. Mas provavelmente vc vai despachar direto e pegar só no Rio, assim dá tempo de sair e curtir um tiquinho de Paris entre um voo e outro ;-)

Karla Gê disse...

Maravilha! Tomara q possa despachar direto q assim poderei curtir um passeio de barco em Paris e darei uma passadinha na minha amada Notre Dame!
Valeu pela dica!
Qto aos outros tocs, eu sou da antecedência mesmo e, assim como vc, odeio arrumar mala, só q a arrumo com quase uma semana de antecedência pq sempre esqueço algo, assim, vai dando tempo de lembrar ao longo da semana e vou colocando na mala.
beijos

Mirelle Siqueira disse...

so lendo o seu post que me dei conta de como sou sortuda! eu nunca me preocupo com nada dessas coisas, é sempre o meu marido. ta, a mala (minha e dele) sou eu quem faço. mas passaporte, passagens, assentos, computador, maquina, ect...vixe, nao sei nem onde fica o meu passaporte aqui em casa! é, acho que dei sorte! :D

Natalie disse...

Aeeee estou me achando super normal agora! Pra falar a verdade, eu tenho exatamente as mesmas manias que você, exceto não sentar na janelinha. Eu e as janelinhas temos um caso de amor. Me sinto muito sufocada ficando no corredor... vai entender!

Eu não costumo levar nada para ler no avião, pois sinto muita tontura dentro dele :(

Também verifico 299 mil vezes todos os tickets e documentos. Fico com medo de esquecer alguma coisa.

E por mais que eu tente fazer a mala com calma, sempre faço naquela correria da madrugada anterior ao voo.

Ah, eu costumo deixar uma cópia de tudo isso mais o meu roteiro com a minha mãe, just in case... e também deixo tudo anotadinho caso ela precise fazer algo por mim nessa minha ausência.

Luciana Betenson disse...

Que post legal Mari rsrsrs...!

Vários iguais: chegar com antecedência, checar mil vezes os documentos(tenho a impressão de que isto não é TOC, é experiência de viajante mesmo!)

Outros diferentes. Arrumar mala pra mim é ritual. Faço lista no papel, abro a mala uma semana antes(!) em algum canto e vou arrumando aos poucos, mando roupa pro conserto, outras mando lavar de novo (aqui em Rib. Preto é tão quente que uma roupa de inverno, mesmo um moleton, muitas vezes fica um ano sem lavar e gosto de levar tudo cheirosinho). Aí fecho a mala um dia antes já :-)

Beijos!

gabebritto disse...

Nossa, claro que tenho TOCs:

- Chegar MUITO cedo ao aeroporto (concordo contigo);

- Colocar toda a bagagem em cima da cama, organizadinha, antes de guardar na mala;

- Verificar zilhões de vezes se minhas lentes de contato e meus óculos estão na bolsa;

- Verificar os documentos zilhões de vezes;

- Guardar os documentos da minha mulher (não confio na capacidade de organização burocrática dela, hehehe!)

- Olhar o monitor de partidas a cada 5 minutos (ou menos). Mas essa já me salvou de perder um voo na Espanha. O monitor de Barajas anunciava atraso de duas horas. De repente, mudou para embarque imediato. Foi uma correria.

Mirella Matthiesen disse...

Atire a primeira pedra quem não tem esses TOCS ahahaha...
A parte burocratica de documento fica com o Kiko (eheheh...). Odeio!
Meu paninho de combertor NUNCA me abandona, tenho pavor de pensar que o cobertor do avião irá ficar acima do minha perna... dessa forma, mina mantinha (presente da vó Cida) sempre me acompanha para eu cobri meu colo.
Meu headphone da bose também é meu companheiro inseparável...
Eu gosto de sentar na janela...
Checkin online SEMPRE que possivel.
Nem lembro mais...
abs

Carmem Silvia disse...

Ah, eu tenho mais um toc: imprimir TODAS as reservas e organizar na ordem em que serão usadas. Nessa última viagem, encadernei todas com uma espiral. O atendente da companhia aérea achou o máximo!

Virginia Lucia disse...

eu também arrumo as malas com antecedência, como a Karla, mas é uma pré-arrumação, ficam muitas coisas para o final. Pensei que só eu tivesse essa mania de chegar passaporte e documentos, agora fiquei mais aliviada! Um que ninguém mencionou e eu tenho é ajeitar/checar toda hora meu money belt, além de NUNCA colocá-lo na cintura, fica no quadril, abaixo do cós da calça...

Rubia Pria disse...

Mari, amei o post e ri muito. hahaha

adrianelima disse...

Mari, adorei!

Meus TOCs:
- Conferir mil vezes a documentação e vouchers e papelada
- Chegar mega cedo nos aeroportos - também odeio correr (irritação certa com o maridón, que adora sair em cima da hora)
- péssimo hábito: começo a fazer a mala uns 3 dias antes. Daí, até a data da viagem, tiro e ponho mil coisas na mala, que praticamente vira outra até a hora de fechá-la...

Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...

De viajante e de louco, todo mundo tem um pouco! ;)
- Sempre penso MUITO antes de comprar uma passagem, e já perdi várias barbadas por isso.
- Faço uma lista por escrito da bagagem, de acordo com a quantidade de dias e ocasiões e escolho cores e modelos de maneira que resulte na maior quantidade de combinações possíveis (sério!).
- Imprimo duas cópias do meu e-ticket (uma fica dentro do passaporte na bolsa e uma na mala de mão).
- Checo o meus documentos vinte vezes (tá, já descobri que é clichê...).
- Gosto de chegar com tempo, mas não cedo demais, e me levanto pra entrar na fila do embarque quando já chamaram - acho inútil quem já forma fila antes da hora, mas também quem chega no último segundo e quer acomodar uma mala de mão tamanho jumbo nos compartimentos já lotados...
- Viajo com a bolsa nos pés (precisa ficar fácil pq eu sempre quero pegar ou guardar algo lá).
- Prefiro sentar na parte da frente, mas invariavelmente caio na asa - já acostumei, acho que é destino, rs.
- Adoro a janela, mas em viagens longas prefiro corredor porque já sei que não durmo, então levanto várias vezes pra esticar as pernas (sou figurinha carimbada da turma dos insones que se reúne no fundo da aeronave).
Por enquanto acho que são esses... mas tenho certeza que piora com o passar do tempo!

adrianelima disse...

Ah, mas tem uma coisa que eu faço que tá mais pra sadismo que pra TOC.

Como ultimamente não dá pra contar e nem dá pra adivinhar o que teremos de lanchinho, antes de embarcar eu compro um combo de pães de queijo no BOBs e guardo pra quando o serviço de bordo passar. Daí, enquanto todos estão comendo aquelas barrinhas de cereal sem graça, eu abro o pacotinho e o cheiro do pão de queijo toma conta das poltronas próximas, rsrs. Tudo começou porque não gosto das barrinhas, mas agora eu acho divertido! Tenho salvação?

Carla2 disse...

Gentem, eu sou normal!!!! Também checo zilhões de vezes documentos e cartões de crédito, e chego sempre adiantada no aeroporto (mas que fique bem claro que isso só se refere a aeroportos - em outras situações sou a maria-atrazilda); a mala também fica p/ a última hora, na madruga geralmente.E janelinha só em voos curtos - em voos longos, e sem vista, corredor é sempre mais prático.

Natália Gastão disse...

Meus TOCs são meio bagunçados como euzinha aqui! =)

- Nunca chego com muita antecedência ao aeroporto, só qdo o Zuco está junto... Ele sempre tem um treco comigo!

- Sempre sento lá atrás e na janela... AMO ficar na janela! A mania de sentar lá atrás, eu peguei do Zuco.

- Anoto tudo: telefones, endereços de hotéis e dicas! Tenho um caderninho que me acompanha desde o planejamento da viagem.

- E assim como o Oscar, sempre levo meus belisquetes para a viagem! Suuper necessário!

- Ah sim... Malas! Sempre deixo para a última hora tb, detesto arrumá-las!

Beijinhos!

Anônimo disse...

Sempre tenho mania de sentar no final do avião, pq é mais seguro:

Os assentos do fundo têm a maior probabilidade de sobrevivência em caso de acidente: 69%. Na frente, é a área mais perigosa, a chance de sobrevivencia é de apenas 49%.

Carolina disse...

Putz não dá pra negar que tenho. Os dois mais estranhos é nunca reservar hotel, sempre encontrar um no local conferindo ao vivo e a cores o que a internet pode mascarar.

A outra mania é viajar sempre com pouca bagagem. Tres camisetas e uma é a do pijama. Odeio carregar peso viajando.

Confesso peguei estes TOCs depois da minha viagem de volta ao mundo e não perdi mais. Posso ir até Buenos Aires passar um feriado que são sempre as mesmas manias.

Viajando com Pimpolhos disse...

Post muito engraçado! Ainda mais com o comentário de todo mundo! Aí que vemos que somos normais!
Tenho mais ou menos os mesmos TOCs que você, não gosto de arrumar mala, é bem rápido e de última hora (engraçado os que fazem disso um ritual!), gosto de sentar na primeira fila, quanto maior o avião, melhor, fazer check in por internet, checar os docs...eu tb imprimo todas as reservas, como a Carmem, ms nunca tinha pensado em encadernar! Gostei!
Acho que o post tá servindo para dar idéias e ficarmos com mais TOCs ainda! :)
Bjs

Lena disse...

Lógico que o TOC mais chique é o seu, né? ;-)
Eu também deixo a mala para última hora, mas isso me angustia num grau!!! TODA vez, sem exceção, juro que é a última vez que deixo as coisas para última hora, mas não adianta... Por mais que tente me programar, quando vejo, já estou em cima da hora de novo!
E a necessaire é o meu maior tormento nos últimos tempos... 20 anos atrás, nem usava necessaire... Ah, como a vida era simples!
Como a bolsa tem uma arrumação à parte, não fico muito estressada com documentos, dinheiro, passaporte, cartões, etc. Por que sempre coloco em um lugarzinho especial.
Adoraria só sentar na primeira fila (vamos pular a parte da executiva, ok?), mas faz séculos que não consigo, pois sempre fica reservada para pessoas com crianças de colo ou necessidades especiais.
Concordo que o corredor seria mais conveniente, mas eu acabo pedindo janela, porque é onde consigo me encostar para tentar dormir. Não tem a mínima chance de eu conseguir dormir nas outras cadeiras, a menos que deite no colo do vizinho :O
O duro de ler estes relatos é que eu tenho uma tremenda tendência para adquirir TOC´s alheios. Nunca tinha me ocorrido ter aflição do cobertor, agora isso não vai me sair da cabeça e a última coisa que preciso é de mais uma tralha para a bagaem de mão!
Ah, adquiri um novo TOC na última viagem longa que fiz. Na ida, no vôo da Swiss, na hora de servir as bebidas, em vez de me entregar o copo com água, a aeromoça entregou uma garrafinha d´água. Depois, quando passou novamente, voltou a encher a garrafinha e assim, passei a noite com água ao meu lado, o que foi ótimo! Me senti muito melhor no vôo. Na volta, vim de TAM e quando pedi água veio só o copinho. Pedi uma garrafinha, mas não tinha. Conclusão: próximos vôos levo uma garrafinha comigo para ser reabastecida durante a noite :-)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Lenoca, a história da executiva era brincadeira, né? Lóoooogico que todo mundo preferiria sentar na primeira fileira de verdade, essa era a ideia :-))) Mas até que ando dando sorte e conseguindo várias vezes a primeira fila da econômica, que é sempre um tiquinho mais espaçosa. Ah! e sabe que esse lance da garrafinha eu também ando fazendo? Não chega a ser um TOC (não é algo que eu TENHA que fazer rsrsrs) mas também ando achando muito prático.

Renato disse...

Hahahahaha, adorei. TOC de viajante é ótimo. Tenho vários tbm...vou começar a listar os meus.

VIAJANDO E PULANDO disse...

meu Deus vc me descreveu na integra o que faço todas as vezes que tenho que viajar,quando comecei a ler fiquei pensando com ela sabe disso sou igual Parabéns seu blog é show

Carla e Élio disse...

Sempre que pego um avião, ao entrar nele toco com a minha mão direita na fuzilagem da aeronave e depois me benzo!
Muitas vezes as comissárias estão me olhando para dar boas vindas e vêem essa minha benção e algumas respondem "Amém!"
Esse é meu TOC principal...
Bjs e Boas Viagens!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

uia, Carla, esse é um toque supersticioso ;-))))

Maryanne disse...

Tb chego com muuiiita antecedencia no aeroporto, principalmente em Cumbica, pq vc nunca sabe se vai levar 45 minutos ou 3hs pra chegar la. Ja cheguei a chegar la 5hs antes (shame on me :-)
Em relacao as malas, meu trauma é o oposto do deu. Detesto desfazer a mala, que fica lá por 1 semana, depois de eu tirar toda a roupa suja de dentro dela.

Fadua disse...

Hahaha. Me identifiquei muito. Também checo váááárias vezes se o passaporte e os documentos estão no lugar e também só vou pro portão de embarque quando chamam o voo. Não consigo entender pq as pessoas se amontoam numa fila no portão quando o voo nem foi chamado ainda. Não entendo. Fora isso, sempre levo chiclete na bolsa e um chocolatinho. Bjs!

Mel Guará disse...

O meu é levar remédio para o máximo de enfermidades possíveis! Loucura total!