22 de fev. de 2011

Volunturismo tá na moda

A bela Cabo Verde é um dos locais que eu cogito entrar nessa
Cada vez mais, o volunturismo anda pipocando na midia. Pipocando na mídia porque anda mesmo ganhando cada vez mais adeptos - e em cada vez mais e mais destinos, nos cinco continentes. Muito honestamente, eu nunca participei de algo do gênero - voluntariado sim, claro, e muito, mas nunca voltado ao turismo. E olha que eu tô começando a achar a ideia cada vez mais interessante.
Só que tem que haver desapego, certo? Porque você não vai fazer turismo de fato. Você vai trabalhar for free, em prol de uma causa, num outro destino - sejam causas ambientais, humanitárias, científicas, antropológicas. Quando - e se - sobrar tempo, você vai sair por aí para conferir atrações turísticas. E, dependendo do local escolhido, é possível que nem haja "atrações turísticas" de fato - e você gaste o tempo fazendo a atividade turística que eu mais amo: interagindo com os locais.
Se você também anda pensando nessa possibilidade, deixo aqui a sugestão de um site que me indicaram outro dia: o HelpX.  O site reúne várias possibilidades de volunturismo, em várias regiões e com diferentes propósitos, bem explicadinho, com links, contatos etc. Vale uma espiadinha antes de fazer seus planos.


Nenhum comentário: