16 de jun. de 2011

Solomagarephobia: será que você tem?

Meus dois últimos posts lá no Saia pelo Mundo foram sobre viajar sozinho. E é impressionante: cada vez que eu escrevo sobre solo travel, seja aqui ou , recebo montes de tuites e emails falando da grande dificuldade que a maioria das pessoas enfrenta num dado momento da viagem solo: comer sozinho. Uma amiga minha uma vez, ressabiada, até perguntou: "mas você come MESMO sozinha nesses restaurantes lindos que você vai?". E ontem, num jantar entre amigos, quando esse papo surgiu, para praticamente todo mundo na mesa, sair pra almoçar ou jantar sem companhia era o grande tabu.
Como eu já disse tanto aqui quanto lá no Saia, viajar sozinho não é mesmo para todo mundo; a gente não nasce gostando, a gente aprende a gostar. Mas a gente só gosta mesmo de experiências desse tipo se a gente está satisfeito consigo mesmo e gosta da própria companhia; e, óbvio, isso pode variar muito de um momento da vida pra outro, até de um dia para outro, sobretudo no caso das mulheres e suas prosaicas variações hormonais.
O fato é que comer sozinho é mesmo o grande mito das solo travels; não importa homem, mulher, jovem, adulto, sênior... esse pavor de que "todo mundo no restaurante ficará olhando pra cadeira vazia na sua frente" acomete todo tipo de viajante.  não; o negócio é tão sério pra algumas pessoas que esse bloqueio já tem até nome científico: solomangarephobia. Sério: algumas pessoas simplesmente travam, transpiram, têm palpitações, quando se vêem sozinhos numa mesa de restaurante; outras sentem tudo isso antes mesmo de entrar no recinto e já desistem da ideia. Pena.
Então repito aqui, mais uma vez, algumas diquinhas para não se manter recluso com tantas opções bacanas para comer lá fora:
- peça uma mesa no canto, mais discreta, de onde nem todo o restaurante te vê mas você, sim, pode observar todo o movimento - quer coisa mais gostosa que people watching?
- se a mesa com a tal cadeira vazia à sua frente ainda te assusta, comece pelo bar; sente-se no balcão e peça seu prato ali mesmo
- ou coma numa café onde, certamente, haverá várias outras pessoas comendo sozinhas
- converse com quem vier puxar conversa, sejam outros clientes ou o staff da casa - o que ainda pode render belas dicas pra continuação do seu passeio
- leve "companhia": um bom livro, seu caderno de anotações, smartphone ou netbook para aproveitar o wifi...
- antes de sair, espie nos guias Zagat, que quase sempre têm uma seção de solo dining nos destinos, indicando restaurantes perfeitos para quem viaja sozinho
Tá, comer sozinho não é GOSTOSO. Óbvio que a gente curte uma boa companhia e um bom papo para acompanharem uma bela comida, ainda mais os que têm tantas heranças italianas, portuguesas e espanholas no sangue. Mas nada impede que uma refeição seja deliciosa mesmo que a sua única companhia seja você mesmo, certo? Se tanta gente conseguiu, aposto que você também pode ;-)

5 comentários:

Marcie disse...

Eu tenho, assumidamente e de carteirinha. E espero que não descubram uma cura pra isso.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

:-P

Neide disse...

Eu prefiro viajar sozinha, nao sinto nenhum constrangimento em fazer as refeições sozinha no restaurante. Adoro liberdade e independência, mas viagens solo tem um custo adicional.
Abraços

Alexa Takeda disse...

Antigamente eu não iria, hoje não tenho problema algum com isso. Até gosto de sentar sozinha e ficar observando o ambiente e as pessoas a minha volta!

Renata disse...

Depois de algumas viagens furada, sou total a favor do "antes só do que mal acompanhada".

Concordo totalmente com você: comer sozinho não é legal mesmo, mas nada que um iPhone ou um bom livro não resolva lindamente!