24 de ago. de 2011

Valle Nevado: dias de neve (à la brazuca :-P)

Cordilheira branquinha, branquinha, com a bela neve que tem caído
 Como vocês já sabem, lá fui eu pro Chile DE NOVO pra curtir mais uns dias desse delicioso inverno chileno. Santiago, que foi uma escalinha bacanérrima antes do destino principal, virá já-já, nos próximos posts. Vamos começar com o destino principal dessa viagem, do tipo ao-vivo-e-a-cores, Valle Nevado :-D
Quarto do Hotel Valle Nevado
 Valle Nevado é praticamente território brasileiro: a gente só escuta português em todo canto - e já respondemos a quase 70% do público total do resort. Localizado no Chile, a pouco mais de uma hora de carro de Santiago, na área chamada de Tres Valles (que inclui também Colorado e La Parva), Valle Nevado é, com Portillo e Bariloche, também membro do top 3 na preferência brasileira no quesito férias com neve e esqui. 
Passarelas cobertas no complexo
 O resort impressiona: a infra-estrutura é bacana, com uma quantidade impressionante de pistas dos mais diferentes níveis. Muitas pessoas sobem ali todos os dias durante a temporada de inverno (que vai do final de junho até o comecinho de outubro) para esquiar e voltar, já que está tão pertinho da capital chilena - e ali há lockers para deixar suas coisas, aluguel de equipamentos e roupas, restaurantes a la carte/self-service/lanchonete e um sem fim de lifts. São vários os tipos de passes de ski disponíveis, e alguns incluem também a possibilidade de dividir seu tempo na área esquiando não só em Valle Nevado mas também nos vizinhos Colorado e La Parva.
A concorrida piscina térmica (vazia assim, só de manhã)
 Esse ano, foi inaugurada uma nova área no complexo, a da "curva 17": quem tem sede de esquiar pode subir só até ali, antes de chegar ao complexo propriamente dito, comprar seu ski pass e até alugar equipamentos, e já sair esquiando dali mesmo, na hora. Ônibus gratuitos circulam a cada 20 minutos pra levar o povo até o topo pra quem quiser comer nos restaurantes, tomar um café etc. 
Tem vários bares pra tomar um café, pisco ou chocolate caliente de frente pras pistas
 As pistas para iniciantes são muito boas: já começa que o acesso a elas é bem fácil, sem grandes subidas ou descidas pra dificultar a vida de quem não manja do esporte. Como em todas as estações de ski, há opções de aulas para os iniciantes, divididas em infantil e adultas, em esquema aula coletiva ou aula privada - é bom marcar com antecedência, que nos finais de semana Valle Nevado fica uma loucura MESMO.

A área principal do complexo movimentadona em pleno domingo
 O que eu mais curti ali, tanto para os day-users como para quem vai pra ficar vários dias ou até uma semana inteirinha (a maioria dos brasileiros procura pacotes assim) é que há várias atividades também para quem não esquia, de tudo quanto é tipo, das caminhadas com raquetes na neve do último post aos sobrevoos de helicóptero pela Cordilheira dos Andes.
O complexo hoteleiro também é gigante, e estão todos ali, um do ladinho do outro, a passos das pistas. Do estilo apart (Mirador del Inca) ao mais bacanudo (Hotel Valle Nevado), tem de tudo - cada hotel tem sua infra, com restaurantes e bares próprios, e todos contam com varandas nos quartos e vistas desbunde para a cordilheira, seja para que lado for. E para os hóspedes rola sempre o après-ski em cada hotel, com caldinhos, café, chocolate quente e petiscos todo final de tarde. O Puerta del Sol tem também um baita cine 3D da Sony, bem legal, e todos contam com internet wifi free nas áreas comuns (só no Hotel Valle Nevado ela é gratuita tambem nos quartos). O Três Puntas é o único que conta com Pub/Disco madrugada adentro e o Valle Nevado o único que conta com Ski Room, mão na roda pra quem vai esquiar. Achei a estrutura do Puerta del Sol, o number 2 em categoria, muito boa e muito semelhante mesmo a do Hotel Valle Nevado (fiquei nesse último, farei uma review dele em outro post).


Fins de tarde espetaculares, visto também da varanda do quarto


Os carrinhos que fazem o transporte da curva 17 até a parte principal do complexo

A linda e sinuosa (60 curvas no total!) que leva ao resort já vale a viagem

A nova cabine de teleférico que será inaugurada em 2012

Lá o por e o nascer do sol têm climão de fiorde noruguês ;-)

Snowboard, ski, raquetes, todo mundo se acha por lá
Os restaurantes são muito bons. Almocei e jantei várias vezes no italiano Don Giovanni e no francês La Fourchette, ambos a la carte, e comi pratos excelentes (os hóspedes do Hotel Valle Nevado têm meia pensão neles, com direito a entrada, prato, sobremesa e uma bebida). Há também outras opções de restaurantes em estilo self-service no complexo, abertas para almoço e jantar. O café da manhã, sempre incluído para hóspedes, também é bem farto e variado, em estilo bufê. 
Um dos pratos servidos no jantar do La Fourchette
 Há equipes de recreação para crianças e jovens e programação diária de atividades também para adultos, de atividades na neve a aulas de yoga na academia (academia bem montadinha, por sinal). O spa, apesar de pequeno (são apenas 6 salas), é bem concorrido - testei a massagem relaxante de 30 minutos, que é a mais pedida pelos hóspedes no après-ski.  E o complexo tem uma deliciosa piscina aquecida ao ar livre que fica concorridérrima nos finais de tarde.
Aula coletiva
A temporada 2011 vai até 3 de outubro para os hotéis e as pistas devem ficar abertas ainda mais uma ou duas semaninhas, dependendo da quantidade de neve (já são quase 3 metros acumulados até agora, tava uma delícia). Quem quiser conferir preços de hospedagem, passes de ski e day uses, tá tudo bem explicadinho, em português, no site deles.
E pro ano que vem já tem novidade: será inaugurado primeiro lift fechadinho da América do Sul ali mesmo, sendo também uma opção legal de passeio "nas alturas" pra quem não esquia.


P.S: De vez em quando, nessa minha vida de frila, recebo um convite pra me juntar a um grupo de jornalistas e conhecer um destino para escrever sobre ele em veículos com os quais colaboro. E, como nosso negócio aqui é ser sempre sincero, foi assim que fui parar agora em Valle Nevado, aceitando um convite muito bacana que a assessoria de imprensa do grupo me fez. Abraços aos envolvidos ;-)

3 comentários:

Léo Luz disse...

Lugar lindo. Programação a vontade... :)

Anônimo disse...

È espetacular o seu blog!
Gostei muito dos postes publicados e acho que voce escreve muito bem.

Vou colocar no meus favoristos e recomendar no meu blog.
Meu sinceros Parabens e Sucesso sempre!

Mauricio Oliveira disse...

Lindo post Mari!
Esse realmente foi um super convite.
E vc fez por merecer. Parabens.
;)