2 de out. de 2011

Baixa gastronomia em Istambul: Sultanahmet Koftecisi

Vocês tão carecas de saber que eu curto uma refeição "frescurenta", com entrada, prato e sobremesa, mas sabem também que eu adoro uns momentos de baixa gastronomia, da street food aos botecos. E nos países mais, digamos, exóticos, isso fica mais interessante ainda, não é mesmo?
Pois em Istambul um dos lugares mais legais pra fazer isso é a Sultanahmet Koftecisi, conhecida também entre os gringos como "Istanbul meatballs" :-)))))
O lugar é absolutamente no frills. Funciona desde 1920 praticamente do mesmo jeitinho, no mesmo lugar, com as carnes sendo preparadas logo à entrada do lugar, numa espécie de vitrine. Atendimento eficiente, mas secão de tudo. O cardápio vem em turco, inglês, alemão e francês, mas é mais frequentado por turcos mesmo. Nenhuma grande pechincha para mochileiros, mas os preços são bem decentes para qualquer budget de viajante.
O clássico da casa é esse: as ditas cujas meatballs, saladinha de tomate, verdes e feijão branco e, para beber, claro, o clássico Ayran: 16,50 liras turcas no total ;-) E, btw, as koftecisi estavam mesmo muito boas.
Você tem medo de não encontrar? Impossível. Fica ali, bem naquele lugar pelo qual você vai passar, no mínimo dos mínimos, uma vez: entre a Haya Sofia, a Mesquita Azul e a Cisterna, no coração do bairro.

3 comentários:

Vida Boa Para Todos disse...

Nossa, eu também sou assim. Apaixonada por gastronomia e bons restaurantes, mas as vezes dá aquela vontade de sentar num lugar simples e com aquela comidinha mais caseira. Adorei a dica, beijos*

Mel Guará disse...

Mari, em fevereiro encontrei esse lugar e curti bastante. Baixa gastronomia tem seu charme também. Parabéns pelo blog e pelo livro.

EduLuz disse...

Mari, estamos nessa.
Ainda mais aí!!
Boa viagem.