17 de out. de 2011

Toscana: quando ir

Vou dizer pra vocês que já estive na Toscana no inverno, na primavera e no outono. Só no verãozaço europeu é que eu ainda não dei o ar da graça naquelas terras - mas, a julgar pelo calor senegalês que peguei em Milão em julho desse ano, acredito piamente em tudo que me contam sobre o forno toscano na estação mais quente do ano.
Além das altíssimas temperaturas do verão, também é a época que os preços inflacionam descaradamente - em Florença, que já anda BEM inflacionada em termos de hospedagem, inflaciona mais ainda.
A primavera e o outono são épocas lindas pra viajar pra lá: temperaturas teoricamente mais amenas (peguei friozinho em abril e maio de 2009 e calorzaço agora em outubro), o tempo mais estável (as chuvas são mais raras), os preços mais justos. No outono, os campos estão lindos, com aquela cor ferrugem que nos vem à cabeça quando pensamos mesmo na Toscana; na primavera, os campos também estão lindos, tomados por girassóis.
Para a primavera, só um senão: o spring break (a semana da Páscoa) deixa a região LOTADA (mal dava pra andar em Florença, pra vcs terem uma ideia) e caríssima. Sim, caríssima, bem superlativo.
Em janeiro, se tudo der certo, eu me mando pra lá de novo - mas já fui avisada: vai ser o inverno mais gelado dos últimos não sei lá quantos anos, chuvoso e no auge da crise italiana. Mas isso não me fez mudar de ideia, não; como eu disse, fui avisada, tô consciente.
Quando eu estive praquelas bandas no inverno, foi láaaaaaaa em idos de 2002, janeirão, mas por pouquíssimo tempo. Talvez tenha dado sorte: depois de muita chuva em Roma, peguei em Florença meu tipo de dia ideal: frio, céu azul, solão. E aproveitei muito. Mas, claro, isso não é garantia de tempo bom pra nenhum viajante, certo?
Eu acho que o maior senão pra quem vai rodar a Toscana no inverno é que a maioria das propriedades de agriturismo, borgos e villas, fecham na estação (normalmente, de novembro a fins de março), o que, claro, faz a região perder um tico do charme. Mas, sejamos francos, todas as igrejas maravilhosos, museus incríveis e a maioria das vinícolas e restaurantes supimpa continuam lá, firmes e fortes. Então, quando ir, é só uma questão de definir quais as suas preferências, as suas prioridades. Porque, no fundo, vai ser bom de todo jeito ;-)

9 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post!!! Como sempre...
Sempre achei que a Toscana fosse sinônimo de primavera e verão, mas tb sempre soube que o verão italiano é bem quente e cheio... Desde que o Zuco virou professor universitário (com calendários pré definidos) tive que me limitar viagens maiores em julho e dez/jan... Fico feliz em saber de você que a Toscana valeu tão à pena no inverno de 2002, que está lhe fazendo voltar neste próximo inverno. Vou acompanhar tudinho aqui, e então quem sabe eu não aventuro por lá num dos próximos invernos? =)

Helengreat disse...

Adorei a dica. Estarei por perto neste período. Vou fazer de tudo para dar uma volta e curtir a Toscana.

Helengreat disse...

Adorei a dica. Estarei por perto nesta época. Vou me programar para passar pelo menos 4 dias na Toscana. Valeu Mari.

Karla disse...

oi, Mári!
Fui no verão de 2010 à Toscana. Pleno agosto! E tudo que vc ouviu falar é verdade: um calor absuuuuuuuuuurdo!!! E Florença ainda me pareceu mais abafada que Roma (pra onde cometi a loucura de ir tbm em agosto)! Mas a cidade fica com uma cor linda e os dias são enooooormes! Só cai a noite lá pelas 22h! Uma delícia para passeios em várias cidades no mesmo dia! Mas, no fundo, acho que vc tem razão: a Toscana é boa em qqr época!
beijos

Vida Boa Para Todos disse...

Eu amo! As fotos são lindas, as dicas são ótimas. Me sinto em casa num lugar assim, tem uma beleza infinita e que acalma. Beijos*

Unknown disse...

Amo a Toscana! Estive aí em Julho..Foi muitooo quente! Recomendo ir na Primavera, pois é muito mais agradável! ;)

Estou adorando seus relatos, dá uma saudade! ;)

Carlos Henrique Loyo disse...

Oi Mari, lendo sobre a viagem à Toscana do Riq ví o comentário dele sobre o seu blog e vim por aqui para angariar mais dicas, pois vou passar o natal e reveillon por lá esse ano.

Parabéns pelo blog, pelas colunas na Viajeaqui (sou assinante da Viagem) e obrigado pelas dicas!

Carlos Henrique Loyo disse...

Oi Mari, lendo sobre a viagem à Toscana do Riq ví o comentário dele sobre o seu blog e vim por aqui para angariar mais dicas, pois vou passar o natal e reveillon por lá esse ano.

Parabéns pelo blog, pelas colunas na Viajeaqui (sou assinante da Viagem) e obrigado pelas dicas!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oba, obrigada pela visita! E volte sempre ;-)