30 de abr de 2012

Qual o melhor assento para voar?

Nunca entendi gente que entra no avião sem saber exatamente onde está sentado, que simplesmente aceita o assento que lhe oferecem no check in - talvez seja gente que acredita muito firmemente no destino, no que está escrito nas estrelas, sei lá. Mas sempre que alguém me pede dicas sobre como escolher um bom assento para enfrentar um voo longo, minha resposta padrão é "essa é uma escolha pessoal, mas eu escolho geralmente corredor, o mais na frente possível". Para mim, corredor vale muito numa viagem longa, sobretudo porque não duro e quero ter liberdade para ir e vir quando quiser, sem incomodar o passageiro ao lado; mas conheço muita gnete que não abriria mão de sua janelinha por nada nesse mundo, certo?
Pois o Skyscanner recentemente fez uma pesquisa com seus leitores (pouco mais de mil passageiros de diferentes companhias aéreas) que indicou que, para a maioria, não existe num avião assento melhor para voar que o 6A. Sim. O 6A.
As 6 primeiras filas são as favoritas dos entrevistados, com 45% da preferência. E eu também me incluo nessa turma - pra mim, não existe assento melhor na classe econômica do que a primeirona fila, com aquele espaço extra para pernocas e para entrar e sair do seu lugar (tem especialista que defende que a maioria das pessoas quer assento na frente só para sair mais rápido da aeronave na chegada).
Há coisas esquisitas na pesquisa, como por exemplo, a existência de 1% dos entrevistados que realmente disseram preferir os assentos do meio sobre corredor e janela (como, my God????). Mas o assento mais rejeitado, pelo menos,  faz tooodo o sentido: o 31E, um assento de meio, láaaaaa no final do avião.

7 comentários:

Mãe Mochileira,Filho Malinha disse...

Concordo com tudo,to aqui as gargalhadas...Amo a 6A, e realmente a escolho pra descer mais rapido,rs..
E ultima fileira e no meio,é sacanagem geral da cia.area,é o mesmo que desejar um "tenha uma pessima viagem,senhor!"
Eu sou daquelas que não abre mão da janelinha,nem a pau..rss...
Adorei o post,abraços!! :)

ilma disse...

Eu concordo com voce. Gosto de um corredor. Gosto de levantar e nao preciosar incomodar ninguém; e tb curo assento beeeeeeeem na frente.
Conheço pessoas que gostam da janela(canto) somente para poder sentar e dormir...vai entender. Eu "tiro uns cochilos" agora dormir, dormir mesmo, só no meu destino.

Carina-Senzatia disse...

Eu já sou um pouquinho do contra. Eu gosto de pegar láááá no fundão. Por que? Porque ODO mundo quer sentar na frente e as chances de a poltrona do meu lado ir vazia é muito maior. :)
Outra, o avião qu mais voo é o da TAM na rota Frankfurt-SP, um 777, e as últimas fileiras são configuração 2-4-2, e eu sou a fã número um do assento 44 C ou 44 H, que é a primeira fila com 2 poltronas. Por ter a fila da frente com 3, o banco C, por exemplo, vem pro lugar do B, mas como no lugar normal do C não tem nenhum sobra todo este espaço pra vc por suas pernas, meio de ladinho, eu sei, ma eu me viro de lado, passo a perna por baixo do braço da cadeira e é como se estivesse dormindo de lado. :D Além de ter mais uma bolsa nas costas da cadeira só pra vc, longe das crianças chorando e com grandes chances de ter poucos vizinhos (todos estão lá na frente!).
Sou definitivamente da turma do fundão! hehehe

Pedro Serra disse...

Isso vai depender do avião também, né??? Voei em um embraer esse fim de semana e, por causa da pesquisa, escolhi a 6A... pois bem, era uma "janela sem janela", bem no meio da coluna.

Eu sou daqueles que não trocam a janelinha por nada... você se apoia ali e dorme que é uma beleza.

Bjs

Juh Teodoro disse...

NUNCA viajei de avião (morro de medo). Mas terei que fazê-lo em breve. E levarei essa dica da 6A pra vida! Valeu!

Lili Bollero disse...

eu gosto mais dos F. e acabo escolhendo depois da 20 pra tentar ser sozinha nos voos curtos.
mas nos longos, certeza q quero algo no corredor!

Jussara disse...

"Talvez seja gente que acredita muito firmemente no destino, no que está escrito nas estrelas, sei lá". Hahaha, não pude deixar de rir.

O problema é que nem toda tarifa permite que se escolha o assento previamente. Por essa questão já viajei em lugares péssimos, como a última fila, com ainda menor espaço para as pernas. Isso num vôo internacional!

Quanto a ir nas primeiras fileiras o perigo é pegar mãe com bebê ou criança pequena. Aliás, na única vez em que eu IA na primeira fila, um casal com bebê que ia voar separado, pediu pra trocar comigo por causa do espaço blablablá. Eu troquei pq era voo nacional e curto. Mas detesto trocar de lugar, se quiser um lugar bom que chegue cedo ao check-in (ou reserve o assento pelo site, se for o caso).

Eu sou das que preferem janela, mas viajei no corredor da última vez, e na viagem seguinte me senti sufocada indo na janela. Vai entender...

Não entendo a pressa que toma conta das pessoas na saída, isso me lembra boiada. Sempre espero sentada, até ter espaço razoável para levantar e sair com calma.