15 de abr. de 2012

Walking city tour em Bordeaux

 Vocês sabem que eu não gosto nada, nada daquele city tour convencional, de busão, não importa qual seja o destino. Eu gosto mesmo é de fazer o meu city tour, andando por onde eu quero e parando onde eu tenho vontade. Mas de uns tempos pra cá ando curtindo muito aquele modelinho de walking tours europeu em cidades que visito pela primeira vez e achei bem legal quando soube que o meu pacotinho no Hotel Burdigala dava direito, veja só, a um walking city tour pela cidade gratuitamente.


 O guia era um figuraça, literamente um personagem. Apressado como só ele, levava o grupo de um canto pra outro como se estivéssemos a ponto de tirar o pai da forca; mas tinha, há que se convir, um baita conhecimento sobre a cidade - desde seu surgimento até hoje, nos contou um pouquinho de todas as transformações pelas quais Bordeaux passou ao longo dos séculos.

As bikes estão por toda parte
Olha o treeeeem
 Era um sábado de manhã, plena primavera, e a temperatura batia nos vinte e poucos graus; caminhamos pelo centro antigo, pela zona de comércio e pela linda, linda, linda "orla" de Bordeaux, onde um novo calçadão acompanha o rio para alegria de turistas e moradores. Vimos também o antigo mercado, a igreja principal (a Catedral ele não mostrou; tive que voltar depois pra ver, e acho que vale a pena, assim como a Torre do Relógio), o Teatro e as principais praças, cheias de história.







Os cafés estão dia e noite lotadinhos, em plena baixa temporada
O tour foi apressado, com as duas horas de duração de praxe. Mas foi válido mesmo assim, que a cidade é encantadora; e bom pra pontuar os lugares mais legais, pra eu conseguir me localizar na cidade; depois, foi só voltar mais tarde aos locais que eu tinha curtido mais para ver melhor.
A principal rua do comércio começando a muvucar às dez da matina

Que graça de cidade! Fiquei simplesmente encantada com Bordeaux. Limpa, organizada, vibrante, cheia de história e cosmopolita ao mesmo tempo; e com ótimo sistema de transporte público. Repito: boa para viajar sozinho, boa para viagens românticas, boa para viajar em turma e baita opção para quem anda planejando estudar francês in loco.

Nenhum comentário: