3 de jul. de 2012

La fête de la musique

Trechinho de ópera assim, do nada, às cinco da tarde, numa esquina
 Nos 3 meses (fraquinhos, fraquinhos) nos quais fiz francês na Unicamp (isso há milênios, bien compris), vira e mexe o livro falava na Fête de la Musique. E desde a primeira vez que pisei em território francês eu vivia pensando em quão legal seria estar ali, naquele país, no dia nacional em celebração à música. E não é que agora, sem planejar nem nada, aconteceu?
O "olodum cover" que arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas do centro antigo
 Enquanto eu estava em Nice, tive a baita sorte de participar, enfim, da Fête de la Musique, no último dia 21 de junho. E, no fim, que baita lugar para estar na data! Talvez se eu estivesse em Paris, mesmo com muuuito mais atrações programadas, eu não tivesse aproveitado tanto. Em Nice, menorzinha e com o centro histórico facilmente explorável à pé, deu tanto para acompanhar as manifestações musicais efêmeras de amadores (assim, à luz do dia, numa esquina, ao acaso, por uns minutinhos e tchau) como assistir shows pré-programados e entrar no verdadeiro carnaval que rola nas ruas do centro antigo, com direito a cover do Olodum e tudo. 
Sem zona, sem briga, numa nice
Iluminação não faltou
E era só apontar a câmera que surgiam uns "foliões" felizes da vida para acenar :)


 Ruas lotaaaaadas, muita garotada enchendo a cara (é óbvio), mas também muitos turistas, gente de idade e famílias inteiras curtindo as "performances" - se numa quadra era Carnaval, na outra era rock, na outra um violonista, na outra uns punks... uma loucura muito, muuuito sã.  Enquanto isso, mesmo madrugada adentro, as ruas super iluminadas, muito policiamento e o trem de superfície funcionando normalmente (entre pedestres, ciclistas e skatistas) para levar e trazer o povo do centro para os bairros mais afastados. 
Um verdadeiro mar de gente madrugada adentro atrás da boa música (ou não :P )
Farra civilizadíssima. Pra ficar na memória. 

2 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Que legal Mari, sabe que estava voltando do trabalho dia desses, e tinha uma mini orquestra na Kurilpa Bridge dando um concerto em homenagem ao Fete de la musique...
Até tirei uma foto: http://followgram.me/i/218471801901124416_5674193
bjos

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

putz, que legal, Mi!